Assinar
RL Escolas

Protótipo de estação de carregamento solar vale prémio à Escola Técnica Empresarial do Oeste

Concurso de ideias para a transição energética contou este ano com 65 candidaturas.

Projeto da ETEO de Caldas da Rainha foi premiado com mil euros Foto: FG

A Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO), de Caldas da Rainha, venceu o Prémio Energy Up 2023, na categoria de Ensino Secundário e Profissional, com o projeto “Potência sobre Rodas”, um protótipo de uma estação de carregamento solar móvel para uso de equipamentos multimédia nas coberturas de eventos no exterior.

Na edição deste ano do Prémio Energy Up, concurso nacional de ideias para a transição energética nas escolas organizado pela Fundação Galp, concorreram 65 projetos .

Entre os 10 finalistas apurados, destaca-se ainda a presença do Colégio Rainha D. Leonor, também de Caldas da Rainha, apurada como finalista na mesma categoria com o projeto “CRDL Friendly Energy”.

Já o Grande Energy UP foi conquistado pelo Centro de Educação e Formação de Pina Manique (Lisboa). com o projeto “Pina Manique Circular”.

O primeiro lugar da categoria 1º ciclo do ensino básico foi arrebatado pela EB da Conceição (Faro), com o projeto “À descoberta da Energia”, que visa sensibilizar os alunos para os usos da energia renovável, e o do 2º e 3º ciclos pela EB Aver o Mar (Póvoa do Varzim), com “Apolo”, projeto multidisciplinar que vai “da instalação de uma estação meteorológica à montagem de kits elétricos em bicicletas”.

Além do grande prémio que se traduz na instalação de painéis fotovoltaicos no valor de 20 mil euros, as melhores ideias de cada ciclo de ensino foram distinguidas com um vale de ensino no valor de mil euros e um prémio de participação de 500 euros para os finalistas.

A final do concurso e entrega dos prémios aconteceu na terça-feira, dia 30 de maio, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados