Assinar
Sociedade

Termómetros chegam aos 36ºC no distrito de Leiria este fim de semana

A partir de hoje, dia 22, é esperado um aumento generalizado das temperaturas. Por essa razão, o distrito de Leiria estará sob aviso amarelo no sábado.

A partir desta quinta-feira, dia 22, está prevista uma subida generalizada das temperaturas, devido à ação de uma “crista anticiclónica entre o Golfo da Biscaia e o arquipélago da Madeira, que dará origem a uma circulação que trará em altitude uma massa de ar com origem no Norte de África”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê assim, para este fim de semana, tempo seco e quente, com temperaturas máximas superiores a 30ºC na generalidade do território português, e valores entre os 35 e 40ºC no interior do país, especialmente na região Sul.

A temperatura mínima também irá aumentar, sendo previstas noites tropicais (mínimas acima de 20°C) em vários locais do Centro e Sul. Estarão em vigor avisos de tempo quente válidos a partir de 23 de junho na região sul, dia em que as temperaturas máximas terão uma subida generalizada de 4 a 7°C.

No distrito de Leiria, as máximas poderão chegar aos 36ºC este sábado, em Ansião e Pombal. São esperadas máximas entre 30 e 35ºC em Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande e em Porto de Mós.

Devido a estas temperaturas elevadas, o distrito de Leiria, bem como outros seis distritos do país, estão sob aviso amarelo no sábado, dia 24. O aviso vigora entre as 12 e as 18 horas.

Note-se que entre as 12 horas de amanhã e as 18 horas de sábado, estão sob aviso amarelo os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre, também devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Estes avisos deverão ser estendidos no tempo e no espaço, uma vez que “a tendência aponta para a persistência de valores elevados de temperatura nos dias seguintes em praticamente todo o continente”, explica o IPMA, sublinhando que “é expectável a ocorrência de uma onda de calor no final do mês de junho”.

O vento soprará geralmente fraco a moderado, predominando do quadrante norte, soprando por vezes forte no litoral a partir da tarde devido ao reforço do efeito de brisa.

Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com diversos concelhos do interior Norte e Centro, bem como na região Sul, a serem classificados com valores de PIR máximo ou muito elevado, com implicações na restrição ao uso do fogo e das atividades permitidas em meio rural.

O IPMA acrescenta ainda, que em condições de céu pouco nublado ou limpo nesta época do ano, muito próxima ao solstício de verão, o índice de radiação ultravioleta irá atingir valores muito elevados.

Direção-Geral da Saúde recomenda que seja evitada exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas

Por causa do tempo quente, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recorda a recomendação de especial atenção aos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas.

Na página de internet, a DGS aconselha que os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas sigam as recomendações do médico assistente ou da linha SNS24 e aconselha o contacto e acompanhamento de idosos e outras pessoas que vivam isoladas, garantindo a hidratação e permanência em ambiente fresco.

A DGS recomenda igualmente cuidados especiais como evitar esforços físicos no exterior e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas, além do uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30 a cada duas horas e após banhos de praia e piscina.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.