Assinar
Pombal

Aprovado programa de apoio ao arrendamento jovem em Pombal

O programa “Vive Pombal” foi aprovado em Assembleia Municipal e visa apoiar até 50% do valor das rendas dos jovens.

O programa de apoio ao arrendamento jovem “Vive Pombal” foi aprovado em Assembleia Municipal, por unanimidade, após a realização do período de consulta pública e a submissão ao Conselho Municipal da Juventude.

Criado pela autarquia, o programa visa atribuir aos jovens do concelho um incentivo ao arrendamento de habitações para residência permanente, “mediante a concessão de uma subvenção mensal pelo período de um ano, renovável por igual período, até ao máximo de três anos consecutivos”.

Os beneficiários, explica a autarquia em comunicado, são jovens com idade igual ou superior a 18 anos e igual ou inferior a 35 anos, e, no caso de se tratar de um casal, um dos elementos pode ter até 37 anos.

Para poderem beneficiar deste apoio, os jovens “devem residir num imóvel arrendado ou pretender arrendar um imóvel para habitação própria permanente”, em qualquer zona do concelho de Pombal.

“O principal objetivo é criar mais oportunidades de fixação dos jovens no nosso território. Nós temos um conjunto de iniciativas que promovem a emancipação jovem e não há dúvidas nenhumas de que a componente habitação é considerada uma das principais iniciativas para podermos fixar jovens no nosso território”, afirma o presidente da Câmara, Pedro Pimpão, citado em comunicado.

De acordo com o modelo definido no regulamento, a Câmara vai apoiar até 50% do valor das rendas dos jovens que se candidatem e cumpram os requisitos que o documento estabelece.

“Temos 150 mil euros já afetos no orçamento para a primeira fase do programa. Isto significa que o programa vai ter daqui a dois, três anos uma dotação superior a meio milhão de euros”, refere o autarca, perspetivando que o programa poderá, na sua fase inicial, beneficiar 50 jovens, “o que significa que quando o programa já estiver na sua fase mais madura”, a autarquia vai “estar a apoiar cerca de 150 jovens, o que é um dado muito significativo”.

O “Vive Pombal” estava previsto iniciar no primeiro semestre deste ano, mas só agora é que o programa foi aprovado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados