Assinar
Leiria

ASAE deteta e encerra unidade de alojamento ilegal em Leiria

Na unidade de alojamento local habitavam 14 trabalhadores de uma empresa da região.

Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou ontem, sexta-feira, a suspensão da atividade de um alojamento local em Leiria que albergava 14 pessoas e que se encontrava em situação ilegal.

Em comunicado enviado às redações, a ASAE informa que os utentes eram trabalhadores uma empresa da região e que o alojamento “não se encontrava registado como AL e nem possuía licença de utilização”. No local, a ASAE verificou também “o incumprimento das regras de segurança contra riscos de incêndio”, uma vez que a unidade não possuía “quaisquer medidas de autoproteção”.

Na sequência das infrações detetadas foi instaurado um processo de contraordenação.

Esta ação da ASAE surge no contexto de uma “operação de fiscalização direcionada a alojamentos locais com o objetivo de verificar o cumprimento das regras a que os mesmos se encontram sujeitos”.

Além de Leiria, também em Coimbra foram encerrados dois estabelecimentos de alojamento local onde foram detetadas infrações graves que “colocavam em risco a segurança das pessoas e bens”, refere o mesmo comunicado.

As operações de fiscalização foram realizadas nas últimas semanas, através da Brigada Especializada dos Empreendimentos Turísticos da Unidade Regional do Centro, com a colaboração da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).


Secção de comentários

  • Marco disse:

    A ASAE muitas vezes não sabe distinguir o que são alojamentos locais de alojamentos não locais e depois emitim comunicados que induzem em erro os jornalistas.

  • Teresa Vicente disse:

    Caros jornalistas da Região de Leiria 

    Como profissional de Alojamento Local sinto-me um pouco revoltada quando, sobretudo nesta fase de guerra aberta pelo Governo,  haja notícias menos corretas sempre a denegrir o Alojamento Local. 

    Alojamento Local é um projecto essencialmente feito por portugueses. Portugueses empreendedores, pequenos e médios empresários, na grande maioria, muito profissionais e responsáveis. 

    Não acham que seria fundamental agir em conformidade de dar notícias ao mesmo nível de responsabilidade para não dar cabo de um setor que contribui com 3,8% do PIB?

    Passo a explicar:

    Se foram encontradas 14 pessoas numa casa, com alojamento pago ilegalmente, nada disto tem a ver com alojamento local.

    Se o alojamento é ilegal, é ilegal. Ponto.

    Este alojamento só seria Alojamento Local ilegal se estivessem 14 pessoas a ocupar uma casa legalmente registada como AL.

    Se a casa não tem registo AL, porque é que estamos perante um Alojamento Local ilegal?! Nada tem a ver uma coisa com outra. Se pretendem fazer notícia com seriedade e profissionalismo, corrijam esta notícia por favor.

    Alerto que notícias sem qualidade só alimenta a ignorância dos portugueses e destrói o empreendedorismo dos portugueses. 

    Evitem ser portugueses contra portugueses!

    Agradeço e aguardo a vossa publicação corrigida corretamente!
    Cumprimentos.

    • Patrícia Duarte disse:

      Cara leitora
      Agradecemos o seu comentário. Gostaríamos, no entanto, de sublinhar que a notícia tem por base um comunicado da ASAE que refere a suspensão da atividade de três alojamentos locais: um em Leiria, dois em Coimbra. Se assim é considerado, é porque estaria a ser promovido dessa forma.
      Caso a ASAE venha a fazer alguma retificação, naturalmente que também o faremos.
      Cumprimentos
      Patrícia Duarte

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados