Assinar
Música

Cistermúsica na Sacristia e no bosque do Mosteiro de Alcobaça, mas também em Coz e na Fórnea

Há muitas propostas na segunda semana do festival internacional de música de Alcobaça, que chega a vários espaços especiais do mosteiro Património Mundial da Humanidade mas também leva concertos à paisagem de Porto de Mós e à capital.

"Barroco no feminino" é o título do programa a apresentar esta quinta-feira, 6 de julho, na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça FOTO: Cistermúsica

O difícil é escolher: a segunda semana do Cistermúsica traz muitas propostas, tanto na estética musical como nos locais que recebem espetáculos do festival de música de Alcobaça.

Hoje, quinta-feira, 6 de julho, há a rara oportunidade de ouvir na belíssima Sacristia do Mosteiro de Alcobaça um ensemble barroco, Melleo Harmonia Antigua (21h30, 10 euros). O programa é intitulado “Barroco no feminino”.

Ao fim da tarde de sexta-feira, 7 de julho, o Cine-Teatro de Alcobaça recebe o concerto final dos Estágios de Orquestra (18h, entrada livre) e, depois, a Orquestra Filarmónica Portuguesa atua na Cerca do Mosteiro, com a pianista Inês Andrade como solista convidada (21h30, 15 euros). Com o Mosteiro em fundo, ouvem-se obras de Luís de Freitas Branco, Schumann e Brahms.

A homenagem a Tom Jobim pelo quarteto de jazz e voz Remember Jobim lança o conjunto de propostas para sábado, ao final da tarde, no bosque do Mosteiro (19h, entrada livre).

Depois, na Cerca, apresenta-se um dos programas mais aguardados deste ano: “Amores proibidos”, pela Banda Sinfónica Portuguesa com o acordeonista João Barradas (na foto) (21h30, 12 euros). Entre o alinhamento, realce para a estreia da obra de Telmo Marques, “Chula Rabela: Concerto para acordeão Solo e Banda Sinfónica”.

No domingo, há outro momento muito aguardado no Cistermúsica: os concertos em Coz. O ensemble vocal Avres Serva apresenta no Mosteiro música cisterciense de finais do século XVIII e princípios do século XIX (18h, entrada livre).

O festival estende-se também a Cela, com o Coro da Banda de Alcobaça a cantar na Igreja Paroquial na quarta-feira (dia 12, 21h30, entrada livre).

Para lá de Alcobaça, e também neste fim de semana, destaque para o concerto do neerlandês Maat Saxophone Quartet, que atua na paisagem natural da Fórnea, em Porto de Mós (domingo, dia 9, 17 horas, entrada livre). Naquele monumento natural, ouvir-se-á música de Carlos Paredes, Armandinho ou José Luís Tinoco, entre outros.

O Cistermúsica leva também o quinteto PiazzOlga ao Teatro Maria Matos, Lisboa (dia 9, 21h30).

Mais informações sobre a programação e links para aquisição dos bilhetes disponíveis em www.cistermusica.com/pt/programacao.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.