Assinar
Sociedade

Prisão preventiva para três suspeitos de tráfico de droga na região de Leiria

Operação permitiu apreender 2.300 doses de cocaína, heroína, haxixe e MDMA, além de várias armas, entre outros artigos.

Operação, que se traduziu em 12 buscas domiciliárias e não domiciliárias, decorreu na quarta-feirarta-feira

Três das cinco pessoas detidas na quarta-feira numa operação da PSP de Leiria contra o tráfico de droga na região de Leiria vão aguardar o desenvolvimento do inquérito em prisão preventiva, determinou esta sexta-feira o juiz de instrução criminal.

Fonte do Tribunal Judicial de Leiria disse à agência Lusa que “três detidos são sujeitos a prisão preventiva e um quarto às medidas de coação de proibição de contactos com os arguidos do processo e com consumidores de droga e apresentações periódicas no órgão de polícia criminal da sua área de residência”.

Um quinto detido na operação não foi presente a primeiro interrogatório judicial por decisão do Ministério Público, tendo sido libertado, afirmou à Lusa fonte da PSP.

Na quinta-feira, a PSP anunciou ter detido cinco pessoas numa operação contra o tráfico de droga na região, no âmbito de uma investigação que permitiu a apreensão de droga, dinheiro e armas.

O comandante da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria da PSP, André Antunes, explicou que a operação, no dia anterior, em Leiria, Marinha Grande, Mira de Aire e Fátima, “foi desencadeada no seguimento de uma investigação com dois anos por tráfico de estupefacientes”.

“Esta investigação teve uma metodologia parcelar, no sentido em que foi havendo ao longo destes dois anos diversas apreensões e também detenções”, afirmou, referindo que contribuíram para a sustentação probatória.

Na quarta-feira, foram feitas seis buscas domiciliárias e outras seis não domiciliárias, e detidas cinco pessoas, quatro homens e uma mulher, entre os 35 e 60 anos.

“A investigação permitiu, neste período, a apreensão de cerca 300 gramas de cocaína (1.500 doses), 250 doses de heroína, 520 doses de haxixe, 100 gramas de liamba e 50 doses de MDMA”, assim como “armas de fogo, elétricas e brancas, gases neutralizantes e munições”, adiantou o comissário André Antunes.

Foram também apreendidas duas viaturas, “artigos relacionados com o tráfico de droga, como balanças e produtos químicos para transformação do produto estupefaciente”, e mais de dois mil euros em dinheiro.

Sem profissão conhecida, os suspeitos “dedicavam-se à revenda e à venda direta ao consumidor na região de Leiria”, esclareceu este responsável, realçando que alguns já tinham sido detidos no âmbito deste inquérito e tiveram medidas de coação não privativas da liberdade, “sem que isso os coibisse de continuar nesta atividade”.

O comissário André Antunes notou que “parte da atividade de venda direta ao consumidor consubstanciava-se junto de habitações e estabelecimentos de ensino, o que gerava alarmismo e sentimento de insegurança junto da comunidade”, e acrescentou que “esse sentimento foi comunicado à PSP por vários cidadãos”.

O comandante da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria da PSP disse acreditar que, “com o culminar desta operação, se possa ter devolvido tranquilidade e segurança públicas”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.