Assinar
Cultura

Reedição de “Romance Gastronómico” de José Marques da Cruz apresentada no sábado em Leiria

Livro editado originalmente em 1995 tem agora nova edição e o lançamento é no sábado, dia 22, às 17h30, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.

Apresentação está integrada no programa do sexto aniversário do CDIL

“Não estamos perante uma obra de história nem um manual de cozinha. Tão-pouco um roteiro leiriense. O autor fabrica (…) um mundo seu, cujas faces são o gosto da erudição, o paladar curioso e um medular, essencial, amor a Leiria”. As palavras são de José Hermano Saraiva, que prefaciou “A Alta Estremadura – Romance Gastronómico”, lançado por José Marques da Cruz em 1995.

Quase três décadas depois, é lançada uma muito aguardada segunda edição. A iniciativa é do município de Leiria, por ocasião não só do Leiria Medieval – foi o pormenor da localização da batalha de Ourique o mote para Marques da Cruz – mas também a propósito da exposição de homenagem a Jorge Estrela, autor da ilustração da capa, no Museu de Leiria.

O lançamento integra a comemoração do sexto aniversário do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (CDIL), que recebe no sábado, dia 22 (17h30), o relançamento da edição histórica. “O texto deste livro é um texto de paixão ou, melhor, de paixões. Paixão pela arte culinária mas paixão, também, por uma região, um ambiente, uma paisagem”, assume o autor, na contra-capa de “A Alta Estremadura – Romance Gastronómico”.

No aniversário do CDIL, que acontece, de facto a 26 de julho, há “Visita dançada”, de Inesa Markava (10h30), e o Roteiro da Judiaria de Leiria (14h30). A 30 de julho (19h), Abu Tammam Ensemble interpreta “Melodias de Al-Sharq Wa Al-Gharb”. Todas as atividades têm entrada livre.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.