Assinar
Leiria

Toxinfeção alimentar obriga 13 pessoas a receber assistência no Centro Hospitalar de Leiria

Com idades compreendidas entre os 30 e os 77 anos

Treze pessoas deram entrada no Centro Hospitalar de Leiria entre sexta-feira e sábado dia 29, com suspeitas de toxinfeção (infeção ou intoxicação) alimentar, tendo sete ficado internadas para observação, anunciou a Administração Regional de Saúde do Centro.

Em comunicado, o Departamento de Saúde Pública (DSP) da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-Centro) explicou que, desde sexta-feira e até às 20 horas de sábado, “foram observados no Centro Hospitalar de Leiria 13 casos, com idades compreendidas entre os 30 e os 77 anos, sete do sexo feminino e seis do sexo masculino”.

A situação levou a que tivesse sido iniciada uma investigação que “ainda decorre e que compreendeu a aplicação de questionários de identificação de sintomas e de exposições suspeitas, nomeadamente consumo de alimentos em diferentes refeições familiares”.

No âmbito dessa investigação, que envolveu também a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), foram recolhidas “amostras de produtos alimentares suspeitos para investigação laboratorial” e foram “sequestrados da comercialização os produtos alimentares suspeitos que foi possível identificar e alertados os serviços clínicos para possível chegada de novos doentes”.

“Seis doentes tiveram alta melhorados e sem intercorrências até ao momento e sete [mantinham]-se internados com evolução favorável, exceto um caso cujo estado inspira cuidados”, lê-se na nota.

Segundo o DSP da ARS-Centro, a sintomatologia observada “foi predominantemente neurológica, nomeadamente secura das mucosas da cavidade oral, dilatação pupilar, visão desfocada, tonturas, quadros de confusão mental e diminuição da força muscular”.

Registaram-se ainda 12 casos com sintomatologia ligeira que não recorreram aos serviços de saúde e “foram identificadas sete famílias afetadas”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados