Assinar


Fátima

Milhares de pessoas esperadas em Fátima até domingo na peregrinação do Migrante e Refugiado

Domingo, 13 de agosto, tem lugar a tradicional oferta de trigo ao Santuário, para produção de hóstias. Na peregrinação de 2022 foram oferecidos 5.727 kg de cereal.

Domingo repete-se a tradicional e simbólica oferta de trigo ao Santuário de Fátima Foto: Santuário de Fátima

Milhares de católicos são esperados hoje, sábado, 12 de agosto, e no domingo, dia 13. em Fátima para a Peregrinação do Migrante e do Refugiado, presidida este ano pelo arcebispo de Luanda, Filomeno Dias Vieira.

“Livres de escolher se migrar ou ficar” é o tema desta peregrinação, integrada na 51ª Semana das Migrações, promovida pela Obra Católica Portuguesa para as Migrações, organismo da Comissão Episcopal da Pastoral Social e das Mobilidade Humana (CEPSMH).

Numa mensagem para esta semana, a Comissão Episcopal sublinha que as migrações são um “fenómeno incontornável”, que pode “servir de instrumento para uma maior justiça social”.

A peregrinação de sábado e domingo, uma das maiores do ano à Cova da Iria, conta tradicionalmente com muitos emigrantes portugueses que se encontram no país em gozo de férias, bem como com um crescente número de imigrantes radicados em Portugal.

A peregrinação segue o programa habitual, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, a partir das 21h30, seguida de procissão de velas e liturgia da Palavra, no altar do recinto. A imagem de Nossa Senhora de Fátima regressará depois à Capelinha das Aparições na Procissão do Silêncio, seguindo-se madrugada dentro a Vigília.

No domingo, será novamente recitado o terço na Capelinha, a partir das 9 horas, a que se seguirá a missa, a bênção dos doentes, a consagração e a procissão do Adeus.

Cumprindo uma tradição iniciada há 83 anos por um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica de 17 paróquias da então diocese de Leiria, no domingo terá lugar a tradicional oferta de trigo ao Santuário de Fátima.

Em 2022, recorda o Santuário de Fátima, foram oferecidos ao 5.727 kg de trigo, 3.377,5 litros de azeite e 344 kg de farinha.

No Santuário, durante o ano de 2022, consumiram-se, aproximadamente, 11 mil hóstias médias, 27 hóstias grandes, cerca de 1 milhão e 565 mil partículas e 420 partículas para celíacos. Foram celebradas 2545 missas do programa oficial, acrescenta a informação oficial.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados