Assinar
Cultura

Omnichord abre portas do espaço Serra para ajudar jovens a criar e gravar uma música

Laboratório imersivo de música acontece em setembro e é destinado a jovens entre 14 e 20 anos. As inscrições estão abertas até 9 de agosto.

Joaquim Dâmaso

Arranca no dia 1 de setembro a primeira sessão de Omnilab, um novo projeto da Omnichord Records, de Leiria, que pretende ajudar jovens entre os 14 e os 20 anos a compor e gravarem uma música.

Ao longo duma semana, entre 1 e 8 de setembro, os candidatos, previamente selecionados, vão aprender, com o auxílio de mentores, a desenvolver estratégias para coabitar e colaborar na composição, interpretação e gravação de uma música.

A residência em co-criação acontece nas instalações do espaço Serra, na Reixida.

Segundo comunicado da Omnichord, o trabalho de mentoria irá acontecer durante o dia, guiado por profissionais da música de Leiria, como Filipe Rocha, produtor e multi-instrumentista, Rui Gaspar e Pedro Marques da banda First Breath After Coma e Nuno Rancho, músico, produtor e técnico de som. “É com eles que os candidatos selecionados vão passar pelo processo de cocriação para explorarem vários caminhos de criar uma música e de, posteriormente, a gravarem e a lançarem em plataformas digitais de streaming”, explica a editora de Leiria.

Ao final do dia, no período do juntar, decorrem masterclasses temáticas sobre aspetos como booking, management, comunicação, promoção, atuação ao vivo, criatividade na escrita e composição, processo de cocriação e o processo de gravação e edição.

“Depois de muitos dos elementos da equipa da Omnichord terem começado os seus projetos musicais quando ainda estudavam no ensino superior de Leiria, surge agora o momento de partilharem parte do que foram aprendendo e experienciando ao longo das suas carreiras e de trabalhar com uma nova geração de músicos que também terá, certamente, muito para oferecer”, lê-se no mesmo comunicado.

Omnilab é um laboratório imersivo de partilha e de criação promovido pela Omnichord / CCER MAIS, CRL, cofinanciado pela Direção Geral das Artes e pelo Município de Leiria e com a parceria do Serra – Espaço Cultural. 

A participação no laboratório é gratuita, mas carece de inscrição até 9 de agosto, mediante o preenchimento de um formulário. Mais informações aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.