Assinar
Desporto

Fábio Veríssimo na Festa do Desporto para “humanizar a figura do árbitro”

O árbitro da Associação de Futebol de Leiria, internacional desde 2015, esteve a assistir ao torneio de traquinas.

Na manhã deste domingo, dia 10, o parque do avião, em Leiria, recebeu o torneio “Futebol de Rua – Encontro de Traquinas”, no âmbito da Festa do Desporto, que contou com uma figura bem conhecida pelos desportistas.

Fábio Veríssimo, árbitro da Associação de Futebol de Leiria (AFLeiria), internacional desde 2015, esteve a assistir à atividade que reuniu centenas de jogadores, árbitros, treinadores, dirigentes e também público.

Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, considerou que “iniciativas como esta são boas para promover o futebol junto das crianças, de uma forma lúdica, onde não há vencedores nem vencidos, sendo o objetivo principal brincarem com a bola”.

Além disso, é ainda importante que os árbitros também participem “para humanizar a figura do árbitro perante as crianças”.

“É bom para as crianças terem jogos com árbitros e também para os jovens árbitros que, nestes jogos, têm como objetivo ajudar os jogadores, por exemplo, a atar os atacadores e a marcar um lançamento de linha lateral”, afirma, acrescentando que “tudo isso é importante”.

O torneio de traquinas, organizado pela AFLeiria, decorreu ao longo de toda a manhã e contou ainda com a presença de representantes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da associação que gere o futebol e o futsal em Leiria.

É o caso do diretor da FPF, Júlio Vieira, que já assumiu também o cargo de presidente da AFLeiria, e reforçou a importância de eventos como a Festa do Desporto para a promoção da prática desportiva.

“Este projeto está muito bem conseguido porque envolve a comunidade, envolve os clubes e outras entidades que se dedicam ao desporto e tem ainda a vantagem de poder atrair novos públicos e novos jovens”, disse ao nosso jornal.

Para o dirigente, momentos como o encontro de traquinas ajudam a mudar mentalidades em Portugal, “na forma como se vive e olha o desporto, que é um fator de inclusão, socialização e prevenção da saúde”.

“É isto que é o desporto e não é nada das polémicas a que assistimos todos os dias”, sublinhou Júlio Vieira.

Para o diretor da FPF, “a inserção dos árbitros nestes contextos é absolutamente fundamental porque eles são agentes desportivos como qualquer outro, um dirigente, um jogador ou uma jogadora”.

Também o presidente do Conselho de Arbitragem da AFLeiria, Carlos Amado, considerou que o evento permite “promover a imagem do árbitro junto dos jogadores para eles aceitarem as regras e a organização do jogo”.

“Nestes escalões [de formação], o importante é a parte pedagógica e a formação das crianças, mais do que propriamente as leis de jogo e aplicá-las, é explicá-las e eles perceberem-nas”, acrescentou.

O responsável recordou que estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso de novos árbitros da Associação de Futebol de Leiria.

O evento contou ainda com a presença de Manuel Nunes, presidente da AFLeiria, entidade que organizou o torneio de traquinas, mobilizando as equipas. No final, foram entregues a todos os intervenientes t-shirts com a mensagem “A AFLeiria apoia a Festa do Desporto”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados