Assinar
Cultura

“Onda Indomável” da Nazaré chega ao Caminho Niemeyer no Brasil

Circuito pelo Museu de Arte Contemporânea, Cúpula do Caminho Niemeyer e no Cinema Reserva Cultural

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, no Brasil, recebe no final deste mês uma exposição de fotografia de Ricardo Bravo que retrata as ondas da Nazaré.

As imagens, que estiveram expostas no aeroporto de Lisboa, ficam à disposição dos visitantes partir de sábado, dia 30. É a primeira vez que são mostradas fora de Portugal.

A “Onda Indomável” – assim se chama a mostra – fica em cartaz no MAC até 15 de outubro, e até o final do ano na Cúpula do Caminho Niemeyer e no Cinema Reserva Cultural.

O objetivo é criar um circuito das ondas da Nazaré, através de 20 fotografias a preto e branco, nos principais equipamentos do Caminho Niemeyer. O conceito da mostra, que tem curadoria de Nicolas Martin Ferreira, assenta numa comparação entre Ricardo Bravo e a obra de Óscar Niemeyer.

Um conjunto de projeções sonoras e luminosas de ondas, revelado ao longo do percurso, acompanha as fotografias no sentido de recriar o ambiente da Nazaré.

A exposição integra o projeto Arte Box, que pretende promover a internacionalização e criar uma “montra” para trabalhos de artistas portugueses.

Ricardo Bravo nasceu em Lisboa, em 1975, colaborou com as principais revistas e sites a nível nacional e internacional, onde também assinou artigos de forma regular e assumiu o cargo de editor.

Já correu o mundo à procura das melhores ondas para fotografar, passando pelo Havai, Austrália, Chile, Brasil, Peru, Indonésia, Maldivas ou Marrocos.

Entre revistas e marcas com que tem trabalhado ao longo de vinte cinco anos de carreira, destacam-se a Surf Portugal, Surf Europe, Quiksilver, Canon, Red Bull, Meo, Torq Surfboards. Mantém, literalmente, o foco no mar, embora também desenvolva trabalho na área da fotografia e vídeo de arquitetura, interiores, retrato, eventos e automóveis.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados