Assinar
Ambiente

Região adere ao Dia Internacional de Limpeza Costeira com diversas iniciativas

As ações de limpeza de praia decorrem entre 16 e 24 de setembro. Consulte o calendário de iniciativas na região.

Este sábado, 16 de setembro, assinala-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira e para comemorar a data milhares de voluntários vão estar, pelo quinto ano consecutivo, a percorrer a costa portuguesa para recolher lixo marinho.

Este ano as atividades de limpeza de praia – terrestres e subaquáticas – acontecem entre 16 e 24 de setembro, de norte a sul do continente e também nos Açores e na Madeira.

No que diz respeito à região de Leiria, estão inscritas uma dezena de ações, que vão desde a Praia do Pedrógão, em Leiria, à Praia do Baleal, em Peniche (ver calendário em baixo).

A Fundação Oceano Azul é a associação responsável pela iniciativa que pretende, segundo explica em comunicado, “sensibilizar e consciencializar para a problemática do lixo marinho”.

Com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, no âmbito da #EUBeachCleanUp, a fundação chama “uma vez mais todas as organizações nacionais a dinamizarem ações de limpeza e a sociedade civil a participar nesta que é uma iniciativa global com impacto local”.

No comunicado, a Oceano Azul explica que “o lixo marinho representa uma séria ameaça para a biodiversidade, para a saúde humana e para a economia”, sendo que “cerca de 80% do lixo encontrado nos ecossistemas marinhos tem origem em atividades humanas em terra e apenas cerca de 20% provém de atividades diretamente ligadas ao mar”.

Desde 2019, ano em que arrancou a iniciativa, foram recolhidas em Portugal mais de 250 toneladas de lixo marinho, com a ajuda de mais de 18 mil voluntários em 625 ações.

As inscrições permanecem abertas para as organizações que pretendam aderir à iniciativa.

Calendário

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.