Assinar
Convida-nos a ir à tua escola

REGIÃO DE LEIRIA foi ao CNSF falar sobre jornalismo e “acordar” o pensamento crítico dos jovens

Dos diferentes géneros jornalísticos à capacidade de distinguir o que é verdadeiro do que é falso, duas sessões no Colégio de Nossa Senhora de Fátima vincaram o papel fundamental do jornalismo.

Foi uma manhã cheia de histórias, reais e fictícias, para perceber a importância do jornalismo e para identificar as diferenças entre verdade e mentira, informação e desinformação.

No passado dia 20 de setembro, duas turmas do 8.º ano de escolaridade, do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, receberam a jornalista e diretora-adjunta do REGIÃO DE LEIRIA, Patrícia Duarte, para uma sessão em que os alunos foram convidados a conhecer os vários géneros jornalísticos e a analisar de forma crítica os vários conteúdos que, frequentemente, são publicados online mascarados de jornalismo.

As sessões abordaram a notícia, o texto de opinião, a reportagem e a entrevista; incluíram um “guião” de nove passos para os alunos conseguirem, facilmente, detetar informações falsas; elencaram os princípios do jornalismo e os direitos e responsabilidades dos cidadãos perante as notícias.

No final, os alunos foram convidados a utilizar a aplicação móvel do REGIÃO DE LEIRIA para criar e publicar de histórias verdadeiras.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados