Assinar


Caldas da Rainha

Caldas da Rainha protesta hoje em Lisboa contra localização do novo hospital do Oeste

Câmara das Caldas da Rainha apelou aos partidos, instituições e população do concelho que adiram ao protesto de hoje. São esperadas duas mil pessoas.

Mais de duas mil pessoas e perto de 50 autocarros deverão participar hoje num protesto, em Lisboa, contra a localização do novo hospital do Oeste no Bombarral, estima a Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Sob o lema “Unidos pela Saúde”, o protesto organizado pelo município deverá traduzir-se na deslocação de “mais de 2.000 pessoas a Lisboa”, em 40 autocarros fretados pela câmara a que se deverão juntar “autocarros das juntas de freguesia, carrinhas das associações do concelho e viaturas particulares”, disse o presidente da autarquia, Vítor Marques (independente).

A marcha até Lisboa terá início pelas 13h30 e tem como destino o Palácio de São Bento e a Assembleia da República.

Em causa está a localização do novo hospital do Oeste, anunciada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que será construído no Bombarral e que a autarquia das Caldas da Rainha entende que deve ficar na confluência deste concelho com o de Óbidos, ambos no distrito de Leiria.

“Um hospital para o Oeste tem que ser integrado naquilo que é a rede hospitalar nacional”, defendeu Vítor Marques, em setembro, considerando que a decisão sobre a localização do novo equipamento foi tomada de forma “enviesada”.

A decisão de construir o novo hospital no Bombarral, no distrito de Leiria, tem por base um estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) e que fundamentou a escolha da localização, decidida por um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde.

Contudo, um parecer técnico encomendado pela Câmara das Caldas da Rainha ao Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU), critica a falta de critérios do estudo, recomendando uma “avaliação multicritério” e que a localização escolhida seja “coerente com a realidade da procura efetiva” e “enquadrada por um planeamento regional da oferta hospitalar que considera toda a região de Lisboa e Vale do Tejo, bem como a região de Leiria”.

A avaliação das localizações possíveis devia ainda, segundo o parecer, ser antecedida da identificação dos centros urbanos “que reúnem condições para acolher uma unidade hospitalar de âmbito regional”, o que, segundo o Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT) determinaria que o hospital teria que ser construído num centro urbano de média dimensão, o que não acontece com o Bombarral.

Além de estar a estudar a possibilidade de impugnar juridicamente a decisão, a Câmara das Caldas da Rainha também apelou aos partidos, instituições e população do concelho que adiram ao protesto de hoje.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados