Assinar
Cultura

Dias recheados no festival Acaso com teatro, marionetas e o filme de Cova

É com uma peça da Barraca que arranca novo lote de espetáculos do festival Acaso. Neste fim de semana, há propostas para Leiria, Marinha Grande e Batalha.

"A Barraca" traz "De Mary para Mary" a Leiria esta quinta-feira, 19 de outubro Vasco Lello

Teatro d’A Barraca e Teatro Extremo, marionetas da Partículas Elementares e mais um filme com assinatura de António Cova. A ementa do Acaso para este fim de semana é diversificada, como toda a edição deste ano do festival, e começa já logo à noite, quinta-feira, dia 19 (21h30, 7,5 euros), com “De Mary para Mary”, d’A Barraca.

No Teatro Miguel Franco apresenta-se a história de Mary Wollstonecraft (1759-1797), pioneira do pensamento feminista, que se atreveu a reclamar a igualdade entre mulheres e homens, num tempo em que a própria ideia de igualdade era inadmissível.

A partir de Paloma Pedrero e textos de Mary Wollstonecraft e William Godwin, com encenação de Maria do Céu Guerra e interpretação de Rita Lello, “De Mary para Mary” é um espetáculo que se apresenta comovente, dramático, poético, político e pedagógico. Nele, Wollstonecraft diz à sua filha e a quantas mulheres e homens a escutarem: “Não permitas nunca que te façam comer o pão amargo da dependência. Luta, luta para seres tu própria. E não temas nunca o que os outros possam pensar”.

Partículas Elementares leva “Ninho” à Marinha Grande

Depois, o acaso prossegue com três sessões de “Ninho”, da Partículas Elementares, no Teatro Stephens, na Marinha Grande (sexta, dia 20, 10h e 14h, entrada livre; sábado, dia 21, 11h, 5 euros). Sábado (16h, entrada livre), a Partículas Elementares mostra ainda “João e o pé de feijão” no Auditório Municipal da Batalha.

Também no sábado, mas à noite, estreia em Leiria, no Teatro Miguel Franco (21h30, 5 euros), “O mister da estrada de Sintra”, mais uma produção do coletivo Fulo HD, inspirada na literatura de Eça de Queiroz. Com realização e argumento de António Cova, esta nova criação promete suspense e mistério no Hotel Green Hill e não só…

A fechar o fim de semana, no Teatro Miguel Franco (domingo, dia 22, 17h, 3 euros), há uma peça do Teatro Extremo para maiores de 3 anos. “A.norm@L”, a história de uma viagem ao fundo da terra.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados