Assinar
RL Escolas

Escolas do Juncal e de Timor “apresentam-se” por videoconferência

Duas centenas de alunos, do Colégio Santo Inácio de Loiola, em Timor-Leste, e do Instituto Educativo do Juncal, apresentaram, por videoconferência, as suas respetivas escolas e deram a conhecer os seus países.

Foto: IEJ

São alunos de Portugal e de Timor-Leste. Por um dia, partilharam conhecimentos sobre os seus dois países. Foi dia 6 de outubro. Duas centenas de alunos, do Colégio Santo Inácio de Loiola, em Timor-Leste, e do Instituto Educativo do Juncal (IEJ), apresentaram, por videoconferência, as suas respetivas escolas e deram a conhecer os seus países.

“A partilha formal e informal, num ambiente digital, ofereceu aos alunos a oportunidade de uma experiência concreta, contextual e significativa”, salienta nota do instituto sedeado no Juncal.

O arranque do projeto contou com a celebração de protocolos: o Instituto Educativo do Juncal celebrou protocolos com o Colégio Santo Inácio de Loiola e com a Comissão Nacional da UNESCO de Timor-Leste, “no sentido de fortalecer as relações bilaterais e promover ações de cooperação entre os dois países”.

Criar uma comunidade virtual lusófona “capaz de atualizar esta linguagem pelo reconhecimento dos povos lusófonos e suas construções simbólicas, tornando a navegação digital num porto de chegadas e encontro de povos”, é um dos objetivos do protocolo assinado entre as duas escolas. A cooperação e interatividade “através de ferramentas digitais”, é outra das metas salientadas.

A Escola Portuguesa de Moçambique, Escola da Praia em Cabo Verde e Universidade de Cabo Verde, são outros parceiros que se espera venham a juntar-se ao projeto, apontam os responsáveis do IEJ.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados