Assinar
Cultura

Bailarina do Conservatório Annarella Sánchez ganha competição internacional em Budapeste

Núria Fernandes venceu na categoria solo, entre os bailarinos juniores, no Grand Prix de bailado em Budapeste.

Núria Fernandes venceu no escalão de juniores. Horváth Adrienne

A bailarina leiriense Núria Fernandes, do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, foi uma das grandes vencedoras da edição deste ano do Grand Prix de Budapeste.

O concurso, organizado em moldes parecidos aos do Grand Prix de Lausanne, uma conceituada competição destinada a jovens bailarinos que queiram seguir uma carreira profissional de ballet clássico, teve início no passado dia 21 e terminou ontem, dia 24, no Teatro Nacional da Dança, na capital húngara, com a gala dos vencedores.

Portugal participou com um total de 18 bailarinos, provenientes da escola de Dança do Conservatório Nacional (Lisboa), do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez (Leiria) e da Artis (Vila Nova de Famalicão), que foram avaliados entre 89 concorrentes, escolhidos através de pré-seleção, por um conjunto de jurados internacionais.

O concurso avaliou os bailarinos em três categorias: solo em juniores (14 a 16 anos), solo em seniores (17 a 20 anos) e pas de deux (pares) (18 a 24 anos). Chegaram à final 30 alunos de sete países.

Portugal, e Leiria em particular, teve razões para festejar, uma vez que o primeiro lugar na categoria solo de juniores foi para Núria Fernandes, bailarina natural de Leiria e aluna do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez.

José Barbeiro, também do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, recebeu o Prémio Especial oferecido pela Universidade Húngara de Dança.

Os dois jovens bailarinos foram convidados para atuar na gala final, que se realizou perante uma sala esgotada e com a participação dos representantes oficiais dos países concorrentes.

O embaixador de Portugal na Hungria, Jorge Roza de Oliveira, acompanhou o Grand Prix e a prestação dos bailarinos portugueses.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados