Assinar
Saúde

Pneumologista do Centro Hospitalar de Leiria vence Prémio Thomé Villar

Sónia Silva foi distinguida pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia com uma técnica que prevê a resposta a tratamentos de imunoterapia em doentes com cancro de pulmão.

Foto de meio corpo de Sónia Silva, médica pneumologista no Centro Hospitalar de Leiria
CHL

Sónia Silva, médica pneumologista e coordenadora da Pneumologia Oncológica do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), foi distinguida com o Prémio Thomé Villar 2023.

“Imuno-Tomografia por emissão de positrões na predição da resposta a inibidores de checkpoint imunológico em doentes com cancro de pulmão de não pequenas células” foi o trabalho que lhe valeu a distinção atribuída pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

“Este prémio representa um reconhecimento pelos pares, nomeadamente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, o que é muitíssimo gratificante! Incentiva a continuar o percurso, ultrapassando barreiras para conseguir chegar a respostas e, consequentemente, uma melhoria de outcomes para os nossos doentes com cancro do pulmão de não pequenas células”, afirma Sónia Silva, citada em comunicado.

A técnica inovadora, mais conhecida por “Imuno-PET”, já foi testada em Portugal para o tratamento do cancro do pulmão em doentes de Leiria e Coimbra, com o objetivo de ajudar a prever a resposta aos tratamentos de imunoterapia.

Esta técnica, lê-se no mesmo comunicado, integra um estudo clínico que envolve os Serviços de Pneumologia do CHL e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra, onde Sónia Silva é uma das investigadoras da equipa e estudante de doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Segundo a equipa, a técnica “tem um enorme potencial para ser incluída nos exames de estadiamento do cancro do pulmão, possibilitando a identificação da terapêutica mais adequada para cada doente” e “evitando o uso de terapêuticas que não resultarão no tratamento e controlo da doença”.

A “Imuno-PET” permite também realizar uma avaliação de corpo inteiro do doente, de forma a identificar as áreas afetadas pelo cancro e prever a resposta ao tratamento de imunoterapia.

Segundo Sónia Silva é “uma das terapêuticas mais inovadoras usadas em doentes com cancro de pulmão em fase avançada”.

“A ‘Imuno-PET’ não substitui outros exames de diagnóstico, como a biópsia ou a PET-FDG, mas pode vir a funcionar como uma técnica complementar que ajuda a tornar o acompanhamento clínico do doente mais célere e eficaz, ao permitir compreender melhor como será a resposta à terapêutica”, explica a médica, sublinhando que “o cancro do pulmão é a principal causa de morte por cancro em Portugal, sendo um dos mais frequentes e tem uma incidência crescente”.

O estudo clínico enquadra-se no projeto de doutoramento de Sónia Silva, orientado por Antero Abrunhosa, diretor do ICNAS, e por Carlos Robalo Cordeiro, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

“Os ensaios clínicos desenvolvidos até agora têm envolvido doentes com diagnóstico de cancro do pulmão de não pequenas células, o mais prevalente, com indicação para tratamento com imunoterapia. Os doentes efetuam todos os exames habituais e recebem o acompanhamento normal, realizando a ‘Imuno-PET’ como uma técnica de diagnóstico extra”, acrescenta Sónia Silva.


Secção de comentários

  • VP disse:

    Pneumologista Sónia Silva do Centro Hospitalar de Leiria vence Prémio Thomé Villar.
    Grande satisfação por um ótimo resultado, sem dúvida uma excelência que, poderíamos dizer, que o País não deve deixar escapar. Este resultado deverá orgulhar toda a profissão médica, desde os médicos de família aos investigadores universitários, como uma equipa fantástica, apesar das evidentes dificuldades a nível nacional. Agora, porém, tentamos evitar que a excelente Dr.a Sónia Silva ache mais conveniente ir para o estrangeiro do que continuar a enriquecer o “Know How” nacional. São recursos preciosos e o País deve a estas pessoas uma atenção especial.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados