Assinar


Saúde

Urgência Pediátrica de Caldas da Rainha encerrada até segunda-feira de manhã

Entretanto, na segunda-feira, reabre o Serviço de Obstetrícia do hospital de Caldas da Rainha, que encerrou em junho para obras de remodelação

Obras contemplaram a remodelação do internamento e bloco de partos, entre outras intervenções Foto: CHOeste

O serviço de Urgência Pediátrica de Caldas da Rainha voltou a fechar portas este sábado de manhã, por falta de recursos humanos. A situação prolonga-se até às 8h30 de segunda-feira, informa o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) numa informação ao público, partilhada na página de Facebook da unidade.

A administração hospitalar recomenda aos utentes o contacto prévio com a Linha SNS24 (808 24 24 24), “que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença”, e o recurso ao 112 em situações de emergência.

Em caso de urgência, os utentes podem dirigir-se à Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Vedras, acrescenta o comunicado.

O fecho da Urgência Pediátrica tem sido recorrente nos últimos fins de semana, estendendo-se ainda aos serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria, também por falta de médicos para garantir as escalas de serviço.

Reabertura do serviço de Obstetrícia

Entretanto, o CHO anunciou a reabertura do Serviço de Obstetrícia do Hospital das Caldas da Rainha, após remodelação do internamento e do bloco de partos.

A intervenção, que se prolongava desde junho, obrigou nesse período à suspensão da atividade assistencial do Serviço de Obstetrícia (internamento, bloco de partos e urgência obstétrica e ginecológica) e ao encaminhamento das utentes para o Hospital de Santo André, em Leiria.

A intervenção implicou a realização de quatro empreitadas, duas referentes à remodelação do bloco de partos e do internamento de obstetrícia e duas que incidiram na reparação da rede de esgotos e reparação da rede de águas.

Segundo o CHO, as obras de melhoramento do bloco de partos permitiram criar quatro salas de parto, três instalações sanitárias para utentes e uma para profissionais, uma sala de trabalho/posto de vigilância, uma zona de sujos, assim como a instalação do sistema de climatização.

A remodelação do internamento de Obstetrícia “visou dotar a globalidade das salas de melhores condições de conforto e segurança”, com intervenções ao nível do pavimento, paredes, iluminação, portas interiores, caixilharia, calhas hospitalares e mobiliário.

Entre os investimentos mais relevantes em termos de equipamentos, o CHO destaca a aquisição de ecógrafo para obstetrícia, ventiladores neonatais de transporte, cardiotocografia (CTG), doppler fetal, camas de parto, berços e monitores multiparamétricos para grávidas e neonatais, reforçando a vigilância do bem-estar maternofetal.

A obra teve um custo global de 1.347.487,39 euros, dos quais 401.255,60 euros foram financiados no âmbito do programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Partos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), 725.000,00 euros foram financiados pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e 221.231,79 euros suportados pelo CHO.

No comunicado, o conselho de administração (CA) do CHO agradece aos utentes e aos profissionais “toda a compreensão demonstrada durante esta fase de obras”, bem como às equipas e CA do Centro Hospitalar de Leiria “pelo contributo inestimável na resposta às utentes do CHO e pela viabilização da realização da requalificação”.

O agradecimento foi extensivo ainda às equipas do CHO que durante os últimos cinco meses integraram as escalas da Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do CHL, deslocando-se do seu habitual local de trabalho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados