Assinar
Leiria

“Dê Troco a Quem Precisa” ajuda a comprar medicamentos em farmácias de Leiria

Desde o início do programa, em 2016, foram dispensadas 93.747 embalagens de medicamentos apenas no distrito de Leiria no âmbito desta iniciativa da Associação Dignitude

A 10ª edição da campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” está a decorrer até quarta-feira, dia 20, em 30 farmácias do distrito de Leiria, no âmbito do programa “abem: Rede Solidária do Medicamento”, da Associação Dignitude.

Num conjunto de 10 concelhos do distrito existe uma rede de 58 farmácias abem: à qual 1.234 beneficiários já acederam, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos médicos.

Desde o início do programa, em 2016, foram dispensadas 93.747 embalagens de medicamentos apenas no distrito de Leiria no âmbito desta iniciativa da Associação Dignitude.

A campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” decorre em mais de 600 farmácias em todo o país. No seu decurso, qualquer cidadão pode doar o troco das compras, na farmácia, para ajudar famílias em situação de pobreza a aceder aos medicamentos de que precisam.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

“As farmácias nunca se demitem da sua matriz social na promoção da saúde da comunidade. Cuidar das pessoas que confiam em nós assume muitas formas. Todos os dias, trabalhamos para que o medicamento certo chegue à pessoa certa”, refere a farmacêutica da Farmácia Miguel, situada no Bombarral.

“A promoção do acesso ao medicamento faz parte das prioridades da Farmácia Comunitária e estamos numa posição privilegiado para poder contribuir. Um contributo lógico e óbvio é a nossa associação à campanha, que acompanhamos desde a criação e sabemos que temos feito parte de um projeto de mérito e que tem feito a diferença na vida das pessoas”, adianta Ana Tenreiro.

A vereadora com o pelouro da Ação Social na câmara do Bombarral, Fátima Coelho, acrescenta: “As questões de saúde dos nossos munícipes são, para nós, uma prioridade, motivo pelo qual não só nos juntamos a esta campanha, como mantemos o Programa abem: ativo no nosso concelho há vários anos”.

Um estudo recente da Universidade Nova de Lisboa dá conta de que a proporção de famílias desfavorecidas que reporta não ter adquirido todos os medicamentos ultrapassa os 50%.

Os beneficiários do Programa abem: – mais de 35 mil pessoas apoiadas até agora – encontram-se em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades locais, e integram a rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para aceder os medicamentos comparticipados sem custos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.