Assinar
Cultura

m|i|mo festeja 27 anos com exposição de Luísa Ferreira, filmes da Monstrinha e oficina

Fim de semana de comemoração para o Museu da Imagem em Movimento, que inaugurou ontem a exposição-instalação “Loreto”, de Luísa Ferreira.

Foto: Fernando Rodrigues

A inauguração da exposição de fotografia “Loreto”, de Luísa Ferreira, marcou na sexta-feira, dia 8 de dezembro, o lançamento do 27º aniversário do m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.

A equipa do museu e amigos e visitantes sopraram as velas na sexta-feira, mas a comemoração prossegue este sábado, com uma seleção de filmes da Monstrinha, destinados a famílias (15h30, entrada livre, M3), e também no domingo, com um workshop da Oficina da Cor, intitulado “O meu mobile de som, luz e cor” (10h30, entrada livre, reservas obrigatórias: 244 839 675 ou mimo@cm-leiria.pt).

“Loreto”, uma instalação de Luísa Ferreira

“Loreto”, a mais recente exposição patente no m|i|mo, reflete a consciência social e política de Luísa Ferreira sobre a atualidade.

Fotografias, som e objectos de uso doméstico das casas visitadas pela fotógrafa revelam aqui uma intimidade da rua do Loreto, em Lisboa.

Segundo João Silvério, que assina o texto que acompanha a exposição, o olhar partilhado por Luísa Ferreira “são como vestígios de pessoas que ali chegaram, viveram e num dado momento partiram sem destino e sem caminho”.

“Mas Luísa Ferreira não se detém apenas no registo fotográfico e percorre um itinerário visual e plástico que transforma a exposição numa obra única, por um lado fragmentada no espaço do observador, mas por outro coesa e densa como um corpo que se vai revelando”, acrescenta.

“Loreto” coloca o visitante perante um paradoxo, conclui Silvério, porque se desenvolve “entre as memórias vividas e esses olhares múltiplos e anónimos de uma cidade que se transmuta e se reconfigura num outro tempo”.

A exposição está patente no m|i|mo até 31 de março de 2024. Visitável todos os dias das 9h30 às 17h30 (última entrada às 17 horas e gratuito aos domingos).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados