Assinar
Sociedade

Politécnico de Leiria obtém avaliação máxima no desempenho das instituições de ensino superior

A instituição destaca-se nas áreas da oferta formativa, processos e metodologias de ensino, garantia de qualidade, investigação e mobilidade.

Um relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE), selecionada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), atribuiu ao Politécnico de Leiria (IPLeiria) a recomendação de acreditação pelo período de seis anos, o limite máximo legalmente possível.

Segundo uma nota de imprensa, a avaliação decorre no âmbito do processo de avaliação institucional e tem como objetivos “avaliar a qualidade do desempenho das instituições de ensino superior e das respetivas unidades orgânicas”, “analisando a estratégia futura para garantir a gestão de qualidade das atividades, assim como o grau de cumprimento da missão institucional”.

O presidente do IPLeiria, Carlos Rabadão, considera, citado no comunicado, que esta certificação “é o reconhecimento do elevado grau de qualidade do desempenho” deste Politécnico e “valida o esforço e a dedicação de todas as partes para a melhoria contínua da instituição e do seu projeto pedagógico, científico, cultural”.

No relatório da CAE, a instituição é apresentada com bons resultados, de forma geral, nos temas avaliados, destacando-se nas áreas da oferta formativa, processos e metodologias de ensino, garantia de qualidade, investigação e mobilidade.

Ainda no âmbito desta avaliação, o Politécnico de Leiria apresentou como principal objetivo a sua evolução para Universidade, “com vista a aumentar a sua relevância social e oportunidades reconhecidas de formação avançada em Portugal e na Europa, e atrair mais talento e maior investimento para a região”.

Por sua vez, a CAE considerou este um “assunto relevante e “um objetivo justificado e ambicioso”.

O processo de avaliação decorreu em dois momentos: a submissão, em junho, de um Relatório de Autoavaliação Institucional; a visita institucional realizada pela CAE às instalações do Politécnico, a 21 e 22 de novembro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados