Assinar
Música

Tiago Alves dirige Ensemble de Sopros no último concerto do Festival Leiria Cidade Criativa da Música

Este sábado, 9 de dezembro, há dois talentos de Leiria a entrar em cena, a solo, na estreia de mais seis composições originais inspiradas em Leiria.

Momento do ensaio do Ensemble de Sopros da AFCL, com o maestro convidado Tiago Alves Foto: LCCM/Gil Álvaro de Lemos

O derradeiro concerto da segunda edição do Festival Leiria Cidade Criativa da Música junta os melhores músicos de sopros de Leiria, sob direção do maestro Tiago Alves, a interpretar em estreia absoluta seis obras compostas a pensar no património arquitetónico e natural do concelho de Leiria.

Depois de Inês Apenas com a Camerata de Cordas e da Orquestra Jazz de Leiria, o festival despede-se desta edição com o Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria, que preparou um concerto bem especial para a noite de 9 de dezembro.

Com Tiago Alves na direção e dois talentos de Leiria, atualmente a estudar no estrangeiro, Pedro Santos (guitarra) e José Guilherme Neves (tuba) como solistas, o Ensemble de Sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria estreia este sábado no Teatro José Lúcio da Silva obras de Mário Nascimento, Rui Lavos, Ângela da Ponte, Pedro Lima e Nuno da Rocha.

O espetáculo começa às 21h30 e tem entrada gratuita, sendo recomendável reservar lugar pelo telefone 244 823 600.

Estela Alexandre compôs a obra vencedora inspirando-se no património de Leiria Foto: LCCM/Gil Álvaro de Lemos

Estela Alexandre vence Concurso Internacional de Composição

Entretanto na sexta-feira, dia 8, foram interpretadas pela Orquestra Jazz de Leiria as duas obras selecionadas para o II Concurso Internacional de Composição de Leiria, que este ano apenas apurou composições na área do jazz.

Estela Alexandre, de Leiria, venceu o primeiro prémio, com a composição “Senhora do Monte”. O segundo prémio foi para Hristo Goleminov, com “Fibers”.

No lançamento do festival, a compositora descreveu “Senhora do Monte” como “quase uma viagem por várias partes da cidade”, retratando “a beleza e a magia dos monumentos e das paisagens” de uma Leiria que tem “recantos semelhantes aos dos contos de fadas”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.