Assinar
Desporto

Canhão da Nazaré começa a “acordar” e chama surfistas das ondas gigantes à Praia do Norte

A competição vai decorrer por equipas de dois elementos, com recurso a jet-skis.

Foto de Arquivo

O alerta está lançado e o campeonato de ondas gigantes, Tudor Nazaré Big Wave Challenge, na Nazaré deverá começar nas próximas 72 horas.

Ao início do dia de hoje, sexta-feira, a World Surf League (WSL) indicou que as condições atmosféricas e marítimas estão a ficar favoráveis para realizar o campeonato de ondas gigantes na Nazaré, um dos dois locais a nível mundial que vai receber a competição, e lançou um “alerta amarelo” para os surfistas se dirigirem para Portugal.

A época de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf arrancou a 6 de novembro e decorre até 31 de março de 2024. Além, da Nazaré, a prova também está prevista para Jaws, no Havai (Estados Unidos), confirmadas.

A competição na Praia do Norte, no famoso canhão da Nazaré, vai decorrer por equipas de dois elementos, com recurso a jet-skis, como tem sido habitual, e vai contar os surfistas portugueses Nicolau von Rupp (em parceria com o brasileiro Pedro Scooby), bem como com a dupla 100% lusa João de Macedo e António Silva.

Já a equipa formada por António Laureano e Pierre Caley (França) está na lista de suplentes, e avança caso alguma das nove equipas do quadro oficial não consiga chegar a tempo à vila piscatória para participar no evento.

Em 2020, o alemão Sebastian Steudtner bateu na Nazaré o recorde mundial da maior onda surfada, com uma marca de 26,21 metros, enquanto, no lado feminino, é a brasileira Maya Gabeira a detentora do título do Guiness, com uma onda de 22,40 metros, igualmente apanhada na Praia do Norte e no mesmo ano.

Na última temporada (2022/2023) não se realizou o campeonato da Nazaré, e a dupla formada pelo brasileiro Lucas Chianca e pelo havaiano Kai Lenny – vencedores da última edição disputada (2021/2022) – estão confirmados no elenco desta nova época.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.