Assinar
Desporto

Sebastian Steudtner foi quem surfou a maior onda do mundo na Nazaré

Anúncio foi feito esta manhã, na Nazaré, pela World Surf League. Onda tem 26,2 metros.

A máscara era obrigatória, o distanciamento fortemente recomendado e o vírus da Covid-19 ainda estava ( e está) em força, mas nada disso impediu milhares de pessoas de se deslocar no dia 29 de outubro de 2020 à Praia do Norte, na Nazaré.

Quem o fez, pode agora dizer que assistiu presencialmente ao novo recorde do mundo de maior onda surfada.

O surfista alemão Sebastian Steudtner é o detentor do novo Guinness World Record, com uma onda de 26,2 metros (86ft). O anúncio foi feito esta terça-feira, no Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré, com certificação feita pelo Guinness World Record e oficializada pela World Surf League.

“Lembro-me bem deste dia especial. Foi um dia normal, primeiro dia da temporada, e a energia do oceano estava fantástica. Não há outro sítio como este. Quero destacar que se acreditarmos nos nossos sonhos, conseguimos. E aqui estou eu agora”, referiu o surfista alemão na cerimónia.

Surfista é já uma presença regular na Nazaré nas competições de ondas gigantes

Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, também mostrou a sua satisfação por mais um recorde batido na praia desta vila piscatória. “Para nós é uma satisfação enorme e começa a ser normal serem batidos recordes na Nazaré. Este é o sexto recorde batido aqui. É fabuloso para a a Nazaré e para Portugal”, disse.

Esta é a terceira vez que o recorde mundial masculino para a maior onda surfada é batido com uma onda surfada na Praia do Norte. Garrett McNamara, o pioneiro das ondas gigantes na vila, foi o primeiro, depois de descer uma onda avaliada com 23,77 metros de altura, a 1 de novembro de 2011. Em 2017, o brasileiro Rodrigo Koxa elevou a fasquia para os 24,38 metros.

Também o recorde feminino de maior onda surfada foi batido por duas vezes, por Maya Gabeira na Praia do Norte, estabelecendo a marca nos 22,40 metros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.