Assinar
Desporto

Surfista Lucas Chianca aponta ao recorde mundial da maior onda na Nazaré

“O recorde do Guinness é um sonho meu. Sobretudo, na Nazaré. Aqui, sinto-me muito abençoado”, revelou o surfista.

Foto: Facebook Praia do Norte

O brasileiro Lucas Chianca, que venceu hoje o Nazaré Big Wave Challenge, prova de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL), a nível individual e coletivo, com o compatriota Pedro Scooby, quer atingir o novo recorde mundial.

“O recorde do Guinness é um sonho meu. Sobretudo, na Nazaré. Aqui, sinto-me muito abençoado”, revelou aos jornalistas o surfista de 28 anos que tem dominado os eventos de elite na Praia do Norte.

Lucas ‘Chumbo’ voltou a mostrar manobras progressivas num dia de competição intensa no ‘canhão’, elogiando o desempenho do par de equipa Pedro Scooby e da compatriota Maya Gabeira, vencedora no quadro feminino, além do ambiente proporcionado pelos milhares de fãs que se deslocaram até à praia.

“Quero trazer performance para estas ondas. É um processo de aprendizagem. Estou mesmo muito feliz, ainda mais por ter sido com o Scooby. Já ganhei com o ‘Nic’ [Nicolau von Rupp, Portugal] e com o ‘Kai’ [Lenny, Estados Unidos], mas esta teve um ‘gostinho’ melhor. Com a Maya Gabeira, representamos a ‘brazilian storm’ [tempestade brasileira]”, destacou.

A equipa dos brasileiros Lucas Chianca e Pedro Scooby ganhou o Nazaré Big Wave Challenge, com a recordista mundial, a também ‘canarinha’ Maya Gabeira a vencer no quadro feminino.

A estreia da dupla Chianca e Scooby resultou na vitória, com 41,16 pontos, seguida de perto pelo par formado por Nicolau von Rupp (Portugal) e Clement Roseyro (França), que averbou 37,81 pontos. Os brasileiros Rodrigo Koxa (antigo recordista mundial) e Vítor Faria, com 35,79 pontos, fecharam o pódio.

A título individual, foi Lucas ‘Chumbo’ a ganhar – pela quarta vez triunfante na Nazaré, três em ‘tow in’ (puxado pelo jet ski) e uma na remana -, enquanto Maya Gabeira, que tinha o português António Laureano como par, conquistou o troféu individual feminino, com 14 pontos, contra os 9,83 da compatriota Michelle de Boullons.

Com o ‘canhão’ da Nazaré a produzir ondas muito grandes, entre os 12 e os 15 metros, mas longe do tamanho atingido nos recordes mundiais do Guinness, as cerca de 45 mil pessoas das mais variadas nacionalidades que estiveram na Praia do Norte vibraram com o alto nível de surf apresentado ao longo do dia.

Entre os portugueses que competiram, além de Nicolau von Rupp, que obteve a nona colocação a título individual (16,30), António Silva ficou no 14.º posto (9,34), e João de Macedo (6,26) e António Laureano (3,27) ficaram em 15.º e 16.º, respetivamente.

O Big Wave Challenge da Nazaré é uma das provas do circuito de ondas gigantes da WSL, que decorre até 31 de março, e que conta ainda com o evento em Jaws, no Havai (Estados Unidos), no qual vai participar o português ‘Nic’ von Rupp.

Em 2020, o alemão Sebastian Steudtner bateu na Nazaré o recorde mundial da maior onda surfada, com uma marca de 26,21 metros, enquanto, no lado feminino, é a brasileira Maya Gabeira a detentora do título do Guinness, com uma onda de 22,40 metros, igualmente apanhada na Praia do Norte e no mesmo ano.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.