Assinar
Ambiente

Dia Internacional das Zonas Húmidas assinalado com atividades na Mata do Urso

Na sexta-feira e no sábado, há atividades para mapear e identificar espécies nas lagoas da Mata do Urso.

Facebook Tesouros do Urso

Na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional das Zonas Húmidas e para assinalar a data o Grupo de Cidadãos para a Promoção e Proteção da Mata da Urso preparou duas atividades nas três lagoas da Mata do Urso, na freguesia do Carriço, Pombal: Lagoa dos Linhos, Lagoa de São José e Lagoa das Correntes.

A primeira atividade acontece na sexta-feira e consiste num bioblitz: os participantes, organizados em grupos de 10 pessoas, irão mapear as espécies autóctones nas três lagoas. Depois, será feito um pequeno exercício prático de identificação e remoção de espécies invasoras. A atividade é dirigida a 100 alunos da Escola da Guia e a outros voluntários que se queiram juntar.

Esta iniciativa, que é apoiada pelo ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas) e promovida pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Oeste Independentes, está integrada num programa de residências científicas sob a coordenação científica da bióloga Ana Marta Costa e do ecólogo Jael Palhas.

A coordenação da atividade estará a cargo de Gabriela Marques, que vive no Carriço, e realizou a sua tese de mestrado sobre a Mata do Urso.

No sábado, dia 3, voluntários de associações ambientais e estudantes da área são convidados a continuar a identificar espécies nesta zona húmida.

Note-se que as lagoas da Mata do Urso são uma área de interesse para conservação e, de acordo com as diferentes agendas de âmbito internacional, devem ser estudadas e preservadas, de forma a salvaguardar a biodiversidade e mitigar os impactos das alterações climáticas.

Segundo Luis Couto, um dos promotores destas atividades citado em comunicado, “é muito gratificante a abertura de instituições como o ICNF e a vinda de investigadores em regime voluntário de modo a valorizar um património ecológico ímpar da nossa região, que inclui espécies raras e ameaçadas”.

Os interessados em participar nas atividades devem fazer a inscrição através do email tesourosdourso@gmail.com.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.