Assinar


Cultura

Iolanda, de Pombal, leva “Grito” ao Festival da Canção

A autora e cantora pombalense participa na primeira semifinal do Festival, a 24 de fevereiro.

A artista pombalense Iolanda será uma dos 20 compositores da edição deste ano do Festival da Canção e que serão todos intérpretes dos temas que criaram para o concurso.

A lista dos participantes foi divulgada na última semana e conta com nomes como Bispo, Buba Espinho, Cristina Clara, Huca, João Borsch, Leo Middea, Maria João, Mila Dores, Nena, Noble, No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), Perpétua e Silk Nobre, além de Iolanda.

A cantora e compositora lançou, em março de 2023, o EP de estreia “Cura”.

Com ligações ao Louriçal, concelho de Pombal, Iolanda estudou no Conservatório de Coimbra, no Hot Clube de Portugal e em Londres, no Bimm Institute, Universidade de Sussex, até regressar a Portugal, em 2020. Em 2014, participou na segunda temporada do programa televisivo The Voice, na RTP1, e colaborou com Darko (ex-Fingertips) e com o coletivo Avalanche.

De acordo com Gonçalo Madail, da direção de programas da RTP, que organiza o Festival da Canção, na edição deste ano “há uma curiosidade”.

“Pela primeira vez, desde a reformulação o festival, todos os compositores vão a palco”, afirmou Gonçalo Madail, em conferência de imprensa, em Lisboa, na qual foram apresentados os 20 temas que estão este ano em competição.

Este ano, há um “leque bastante mais jovem” de compositores e, para Gonçalo Madail, “não podia haver melhor mensagem para o futuro do festival”.

Dos 20 autores que participam este ano, a RTP convidou 14 autores e os restantes seis foram escolhidos através da livre submissão de canções que esteve aberta ao público entre 7 de agosto e 15 de outubro.

A RTP convidou a comporem canções Bispo, Buba Espinho, Cristina Clara, Huca, Iolanda, João Borsch, Leo Middea, Maria João, Mila Dores, Nena, Noble, No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), Perpétua e Silk Nobre.

Os cinco compositores escolhidos através de concurso são FILIPA, João Couto, LEFT., MELA, Rita Onofre e Rita Rocha.

A 58.ª edição do Festival da Canção irá decorrer em fevereiro e março, repartida, como habitualmente, em duas semifinais e final, que voltam a acontecer nos estúdios da RTP em Lisboa.

A primeira semifinal está marcada para 24 de fevereiro. Nesse dia, competem Bispo, com “Casa Portuguesa”, Iolanda, com “Grito”, João Borsch, com “Pelas costuras”, LEFT., com “Volto a ti”, MELA, com “Água”, Mila Dores, com “Afia a língua”, Nena, com “Teorias da conspiração”, Noble, com “Memory”, Perpétua, com “Bem longe daqui”, e Rita Rocha, com “Pontos finais”.

Na segunda semifinal, que acontece em 02 de março, estão em competição os temas de Buba Espinho, “O farol”, Cristina Clara, “Primavera”, FILIPA, “You can’t hide”, Huca, “Pede choro”, João Couto, “Quarto para um”, Leo Middea, “Doce mistério”, Maria João, “Dia”, No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), com a participação de Ana Maria, “Aceitar”, Rita Onofre, “Criatura”, e Silk Nobre, “Change”.

Os temas já podem ser ouvidos na página do Festival da Canção na plataforma ‘online’ Youtube.

A final acontece em 9 de março e o tema vencedor irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, que irá acontecer em Malmo, na Suécia, em maio.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.