Assinar
Saúde

Utilizar várias camadas de roupa e ingerir líquidos quentes são cuidados a ter nos dias mais frios

A Direção-Geral da Saúde alerta que, aos primeiros sintomas de gripe, deve contactar-se a linha SNS 24 (808 24 24 24).

Até ao final da semana, os termómetros poderão descer para perto dos zero graus na região de Leiria e, por isso, há que estar atento aos cuidados a ter em dias de tempo mais frio.

Tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para os próximos dias, a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou alguns conselhos que ajudam a proteger das temperaturas baixas.

No que diz respeito ao corpo é importante “utilizar várias camadas de roupa” e proteger as extremidades, “utilizando gorro, luvas e calçado quente”.

A somar a isso, e embora o tempo não ajude à ingestão de líquidos, é essencial manter os hábitos de hidratação que, ao invés da água, poderão ser substituídos pela ingestão de chás ou sopas.

Antes de aquecer a casa, a DGS relembra que deve ser verificado o estado dos sistemas de climatização, como o radiador, a lareira ou a braseira. Tão importante como manter a habitação quente, será também ventilá-la, para que exista renovação do ar.

Não menos importante será manter o contacto com as pessoas mais próximas, verificando o seu estado de saúde e ajudando-as, caso necessário.

E porque com o tempo frio chega também a época da gripe, há alguns passos que se devem ter em mente logo aos primeiros sintomas. “Não vá de imediato à urgência”, alerta a DGS, lembrando que deve antes recorrer-se à linha SNS 24 (808 24 24 24).

Espirrar e tossir para o cotovelo e lavar as mãos são regras de etiqueta respiratória a ter em conta, bem como o distanciamento físico, evitando o contacto próximo com outras pessoas.

No que diz respeito à medicação, a DGS afirma que só deve ser administrada “com indicação” e os “antibióticos só com prescrição”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados