Assinar


Sociedade

Cáritas de Leiria apoiou despesas de famílias em situação vulnerável com 19 mil euros

Instituição prestou ainda apoio a centenas de famílias através de atendimentos sociais, da loja solidária e da colónia de férias no ano passado.

Peditório visa angariar fundos para os vários projetos da instituição Foto de arquivo

Angariar fundos para ajudar famílias carenciadas é o objetivo do peditório que a Cáritas promove até amanhã, domingo, na região de Leiria como em todo o país.

Na Diocese de Leiria-Fátima, a instituição realizou, no ano passado, 972 atendimentos sociais, que abrangeram 695 famílias, num total de 2.360 pessoas.

Já através da Loja Solidária, a Cáritas Diocesana de Leiria apoiou 196 famílias num total de 700 pessoas em 2023, entregou ainda 354 cabazes e apoiou o pagamento de despesas com água, eletricidade, gás e medicamentos no montante total de 19 mil euros.

O projeto Colónia de Férias, que decorre anualmente na Praia do Pedrógão, abrangeu, no ano passado, 105 crianças e adolescentes, tendo contado com o apoio de 42 monitores voluntários. A Cáritas apoiou ainda a inserção de 22 pessoas no mercado de trabalho e dinamiza, entre outros projetos, o Explica-me e o Incorpora.

Os dados foram divulgados pela instituição de Leiria, presidida por Ana Isabel Mota, no âmbito da Semana Nacional da Cáritas, que decorre sob o tema “Cáritas, o Amor que Transforma”.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Cáritas Portuguesa recordou que no anterior peditório nacional foram angariados mais de 219 mil euros, entre cerca de 163 mil euros nos donativos de rua e outros 56 mil euros ‘online’, um valor aquém das necessidades da rede nacional.

“Quem doa também está a ser afetado pelas dificuldades da economia, quer pelo aumento do custo de vida, quer pelas taxas de juro, e isso vai, naturalmente, influenciar os donativos”, sublinhou Rita Valadas.

Esta responsável sublinhou que o valor angariado no peditório é depois distribuído pelas 20 Cáritas diocesanas, cada uma com situações de emergência diferentes às quais têm de atender, mas que tem incluído ajudas no pagamento de contas de água, luz, gás, medicamentos ou mesmo do valor da renda de casa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados