Assinar
Leiria

Concentração feminista em Leiria assinala Dia Internacional da Mulher

O protesto está marcado para sexta-feira, às 18 horas, no largo 5 de Outubro.

Rede8M - Leiria Feminista

“Feministas em união contra toda a opressão” é o mote da greve feminista que se estende, esta sexta-feira, a Leiria. A concentração, promovida pelo núcleo da Rede 8M-Leiria Feminista, tem lugar às 18 horas, no largo 5 de Outubro, naquele que é também o último dia de campanha para as legislativas.

“Pretendemos tornar o Dia da Mulher num dia de luta política, focada nas reivindicações mais importantes das mulheres e na sua plena emancipação”, adianta a organização, que apela à luta “contra as desigualdades laborais, a precariedade, a falta de apoio à parentalidade, as frágeis condições de habitação, a pobreza e a desigualdade que emerge da atribuição dos papéis de género”, fenómenos que “penalizam sobretudo as mulheres”.

O protesto será também “contra a violência doméstica, a violência sexual, a violência obstétrica, o assédio nos espaços público e privado e em contexto laboral, o sistema de justiça machista, a transfobia, o tráfico de meninas e mulheres, a negação dos direitos sexuais e reprodutivos, o racismo e a xenofobia”, entre muitas outras formas de violência de género, frisa a Rede 8M-Leiria Feminista, em comunicado.

No ano em que se celebram cinco décadas do 25 de Abril, a Rede 8M (Rede 8 de Março) pretende também relembrar as mulheres que fizeram da resistência anti-fascista durante o Estado Novo e que ajudaram a construir a revolução e o pós-revolução, “mesmo quando silenciadas, tanto pelos opressores como pelos seus pares”.

“Mantemos um olhar atento às forças que tentam destruir todas as conquistas de Abril. Assim como renovamos o nosso compromisso com as promessas de Abril, que ainda não foram concretizadas, e que a cada ano precisam do nosso compromisso e punho cerrado”, remata a organização.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.