Assinar
RL+65

Idosos têm dificuldades em compreender informação sobre rastreios ou exames

Inquiridos em estudo sobre literacia em saúde pedem para não se olhar para os mais velhos como se soubessem tudo e dominassem a informação partilhada na era do digital.

A transição digital na saúde está a deixar para trás a população mais velha. A conclusão é de um estudo que visou caracterizar os níveis de literacia e literacia digital da população reformada no processo de envelhecimento.

Os dados, divulgados no final do mês de fevereiro, mostram que dois em cada três idosos conseguem ter níveis moderados de literacia em saúde, mais de 30% referem dificuldades em “compreender informação sobre rastreios ou exames recomendados”, decidir “como proteger-se da doença com base em informação dada através dos meios de comunicação” e em “avaliar as vantagens e desvantagens de diferentes opções de tratamento”.

Mais de metade refere ainda dificuldades em “encontrar informação para lidar com problemas de saúde mental”.

Em declarações à agência Lusa, a psicóloga Tânia Gaspar de Matos, coordenadora do trabalho, lembra a importância de digitalizar a informação, mas sublinha que é essencial que esta transformação não deixe pessoas para trás.

“Há pessoas que estão a sentir que não estão a acompanhar”, alerta a investigadora, relatando algumas respostas dadas pelos inquiridos à equipa de psicólogos que participou no estudo: “Dizem ‘hoje em dia está tudo na internet, mas as pessoas mais velhas não têm acesso a isso’ e pedem para não se olhar para os mais velhos como se soubessem tudo”.

Além de destacar os ‘três pilares’ da literacia – conseguir ter acesso à informação, compreendê-la e transformar isso em tomada de decisão –“, Tânia Matos adianta que as mulheres, as pessoas mais velhas (81 anos ou mais), os participantes com menor escolaridade, com doença crónica, e os habitantes das regiões autónomas são quem está em maior risco no acesso à informação e cuidados de saúde.

Muitas doenças crónicas são evitáveis

Sobre a importância da literacia em saúde, a investigadora afirma que “grande parte das doenças crónicas são evitáveis” e que muitas “não chegavam sequer a acontecer e tinham menos impacto na vida da pessoa, se tivéssemos desenvolvido competências prévias”.

Para a recolha de dados sobre os idosos foram ouvidos 684 participantes reformados de Portugal continental e regiões autónomas, mais de metade com pelo menos uma doença crónica.

Em relação à ‘e-literacia’ em saúde, os resultados mostram que a maioria dos participantes não sabe quais são os recursos, como utilizar a internet, diz que não tem competências e sente dificuldade em avaliar a qualidade da informação disponível na internet. Mostra ainda falta de segurança na utilização da informação de saúde disponível na ‘net’ para suportar a tomada de decisão.

“Estas pessoas mostram mais confiança na informação transmitida pelos profissionais de saúde”, afirma Tânia Gaspar de Matos, realçando a importância de desenvolver formação específica para estes profissionais poderem apoiar os mais velhos no acesso à informação e na sua interpretação.

As pessoas que têm maiores níveis de literacia e e-literacia em saúde revelam um melhor estilo de vida relacionado com melhores hábitos de sono, alimentação, exercício físico e ‘stress’”, apresentando igualmente melhores indicadores de saúde mental (bem-estar, felicidade e mais competências de gestão de stress) e menos sintomas psicológicos (ansiedade, stress e depressão).

O estudo contou com o envolvimento do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS), Universidade Lusófona, Direção-Geral de Saúde e do Instituto de Saúde Ambiental/Universidade de Lisboa, Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP), RUTIS – Rede de Universidades Sénior e Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.