Assinar


Diretório de Saúde 2024 Exclusivo

Maria João Gregório: “A malnutrição é a determinante que mais condiciona a carga da doença em Portugal”

Em entrevista ao REGIÃO DE LEIRIA, a diretora do Programa Nacional de Promoção para a Alimentação Saudável aborda os impactos dos maus hábitos alimentares para a saúde e algumas medidas implementadas para “proteger” os consumidores.

Maria João Gregório assume direção do Programa Nacional de Promoção para a Alimentação Saudável desde 2019 Foto: Joaquim Dâmaso

Porque é que precisamos de um Programa Nacional de Promoção para a Alimentação Saudável (PNPAS)?
Precisamos de um programa prioritário nesta área porque a malnutrição, seja a alimentação inadequada, o excesso de peso ou a desnutrição em grupos particulares da população, é a determinante que mais condiciona a carga da doença no nosso país e a perda de anos de vida saudável. O problema é complexo e não pode ser resolvido com uma única medida. Necessitamos de ter uma estratégia integrada e um conjunto de metas a atingir num determinado momento. Por outro lado, os determinantes da alimentação inadequada e da obesidade são sistémicos e não dependem só de uma intervenção individual que os serviços de saúde podem ter no contexto clínico e assistencial.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados