Assinar


Sociedade

Pombal abre Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade

Uma das iniciativas é o Banco do Bebé, “um banco de recursos para ajudar os jovens pais em equipamentos e bens”, segundo explica o presidente da Câmara.

A Câmara de Pombal abre esta quarta-feira, 20 de março, o Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade para prestar ajuda de proximidade, disse à agência Lusa o presidente do município, Pedro Pimpão.

“O objetivo deste gabinete é prestar um apoio de proximidade às famílias e, sobretudo, ajudá-las em momentos de dificuldade e também ao nível da parentalidade”, afirmou Pedro Pimpão.

O autarca explicou que “existe um conjunto de apoios e de programas que podem e devem ser desenvolvidos pelo município em articulação com as várias entidades, nomeadamente com a área da saúde e com a área da educação, que podem ajudar estes jovens pais neste processo parental”.

“Este gabinete vai ter vários serviços, vai ser articulado com os nossos técnicos tanto da Unidade de Projetos Educativos como da área do Desenvolvimento Social e da Saúde”, declarou, adiantando que vai ser coordenado por uma psicóloga do município.

Entre as atividades previstas estão sessões de capacitação e de aconselhamento parental, e outras já em prática, como de potenciação do sucesso escolar.

Pedro Pimpão destacou que uma das iniciativas que considera “muito relevante” é o “Banco do Bebé, um banco de recursos para ajudar os jovens pais em equipamentos e bens de que tenham necessidade aquando da maternidade”, num “estilo de economia circular”, para permitir que possam poupar financeiramente “nesta fase importante das suas vidas”.

De acordo com o autarca, este gabinete vai também monitorizar o programa de apoio à natalidade que aquele município do distrito de Leiria prevê implementar este ano.

Pedro Pimpão salientou que o gabinete se destina a apoiar “todas as famílias”, porque a Câmara quer “ter essa abrangência naturalmente”.

“Mas percebemos que há uma necessidade crescente, sobretudo de pais com crianças que estejam ainda no sistema de ensino”, desde a creche ao ensino secundário, precisou, adiantando que aqueles passam a ter “um apoio, uma porta aberta para os ajudar”.

Por outro lado, “este gabinete também vai fazer o encaminhamento das situações que forem reportadas”, dado que o trabalho vai ser desenvolvido em articulação direta com áreas como a saúde, Segurança Social ou Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

O espaço, a inaugurar na quarta-feira, num espaço junto à entrada da Escola Secundária de Pombal, acolhe, igualmente, sugestões de iniciativas por parte dos cidadãos.

“A partir do momento em que há uma porta aberta para as famílias, também há maior disponibilidade para acolher sugestões, contributos e ideias que tenham que possamos desenvolver em Pombal, para criarmos um ambiente propício a que as pessoas escolham [o concelho] para se fixarem, é isso que queremos”, acrescentou.

Numa nota de imprensa, a autarquia referiu que esta resposta “surge no âmbito do Plano de Ação Pombal 2030, que define a estratégia de desenvolvimento do concelho de Pombal, concorrendo para o objetivo estratégico de tornar Pombal um concelho mais coeso e inclusivo”.

O gabinete tem “como destinatários potenciais famílias com crianças e/ou adolescentes dos 0 aos 18 anos, residentes no concelho de Pombal”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.