Assinar
Marinha Grande

Arte xávega e cultura avieira ganham centro interpretativo na Praia da Vieira

Inauguração é na terça-feira, dia 16, às 10h30. A ocasião servirá também para apresentar a Estratégia de Desenvolvimento Local – ADAE MAR 2030.

Nova estrutura está repartida por dois núcleos principais Foto: CMMG

Há muito prometido, o Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira (CIAXCA) vai finalmente ser inaugurado na terça-feira, dia 16 (10h30), na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande.

A estrutura que será aberta ao público na próxima semana trata-se de “um equipamento importante para o concelho”, realça o presidente da Câmara da Marinha Grande. Aurélio Ferreira destaca a relevância “do ponto de vista turístico”, porque o centro interpretativo “potencia e divulga a arte xávega”, uma “marca identitária desta praia que muito nos enobrece e orgulha”.

O projeto é constituído por dois núcleos: o Pavilhão 1 serve de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovisuais sobre a arte xávega e cultura avieira; noutros três pavilhões foram criados espaços “vivos” de apoio à arte xávega, permitindo a sua utilização pelas companhas, com os seus apetrechos das artes da pesca tradicional e dos seus barcos. Aqui será possível aos visitantes presenciar as tarefas e meios envolvidos e partilhar no local as atividades que os pescadores desenvolvem em terra, complementarmente à faina no mar e na praia.

O investimento no Centro Interpretativo superou os 600 mil euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, pelo Programa Operacional MAR 2020.

A intervenção permitiu “o embelezamento daquela zona da Praia da Vieira, construindo pavilhões com condições de segurança dignas para o apoio à arte xávega, onde as companhas poderão acolher as artes da pesca, os seus barcos e tratores e possibilitar aos visitantes experienciar a cultura e tradição da arte xávega e as suas ligações à cultura avieira”, afirma o autarca, citado pelo serviço de comunicação da Câmara da Marinha Grande.

No dia da inauguração, o CIAXCA recebe ainda a apresentação pública da Estratégia de Desenvolvimento Local – ADAE MAR 2030, em que a ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura partilha as grandes linhas de apoio às zonas costeiras dos concelhos de Leiria, Marinha Grande e Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.