Assinar
Sociedade

Campanha “Cinto-me vivo” passa por Leiria na terça-feira

Alertar os condutores e passageiros para a importância de utilizar sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança é o objetivo da campanha.

Fotografia de dois militares da GNR na estrada ao lado do carro de patrulha
Foto de Arquivo

A campanha de segurança rodoviária “Cinto-me vivo” arrancou esta sexta-feira, dia 5, com várias ações de sensibilização e operações de fiscalização.

Alertar os condutores e passageiros para a importância de utilizar sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança é o objetivo desta campanha promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), e que tem ações previstas para Leiria na próxima terça-feira, dia 9.

Segundo um comunicado enviado às redações, está prevista uma operação de fiscalização e ações de sensibilização na terça-feira, a partir das 9 horas, na rotunda D.Dinis, em Leiria.

As autoridades pretendem alertar para o impacto existente num acidente quando o condutor ou o passageiro não leva cinto de segurança: “numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar”.

O uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, “reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente”, acrescentam as autoridades, frisando que está comprovado que a utilização correta de cadeira homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança também “reduz em 50% o risco de morte”.

“Em crianças até aos 18Kg, a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte”, lê-se na mesma nota de imprensa.

Esta é a quarta das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas para este ano no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2024. Até ao final do ano serão realizadas mais oito campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados