Assinar
Cultura

Casa Varela recebe Bem Gil & Moreno Veloso e quatro residências artísticas em Pombal

O espetáculo da dupla constituída pelos filhos de Gilberto Gil e Caetano Veloso está marcado para 19 de abril.

Bem Gil & Moreno Veloso

Um concerto com Bem Gil & Moreno Veloso e quatro residências artísticas são destaques entre a programação para abril da Casa Varela – Centro de Experimentação Artística em Pombal, no distrito de Leiria.

A partir de hoje, a Plataforma285 finaliza em Pombal a produção técnica do espetáculo “That’ all, folk!”, que estreia na Casa Varela na sexta-feira, às 16 horas com nova apresentação no sábado, às 19 horas. 

Segundo comunicado do Centro de Experimentação Artística, “That’s all, folks!” revisita datas, acontecimentos e imagens que “pululam no nosso imaginário e que nos ensinam o que amar, o que odiar ou quem evitar”. 

Depois, a partir de 15 de abril, o Collectivo Serra desenvolve na Casa Varela “Dearth of a ditactor”. 

Nesta performance será evocada e recriada a morte de célebres ditadores mundiais, num circuito pelo edifício, ao longo do qual serão apresentadas histórias e acontecimentos que levaram a revoltas, queda e eventual execução de déspotas.

Com produção do artista plástico Leonardo Rito e participação de artistas do coletivo Serra, de Leiria, a criação é revelada no dia 24 de abril, das 21h30 à meia-noite. 

Também em abril, chega à Casa Varela o brasileiro Luiz Martins para, durante dois meses, desenvolver “Construturações”. 

Desde São Paulo até Pombal, o artista plástico traz ideias às quais juntará outras. Da mescla resultará a nova coleção artística multidisciplinar deste criador comprometido com a união entre o primitivo e o contemporâneo e que recorre a conceitos da sociologia e da arqueologia para fazer ligações entre espaço, corpo e natureza, mas também entre o artista e o observador. 

A particularidade deste exercício é que Luiz Martins vai trabalhar sempre de porta aberta, podendo o público descobrir as novas obras em exposição na Casa Varela. “Construturações” constrói-se e está visitável até 8 de junho. 

Depois das Ilhas Shetland, na Escócia, e da Noruega, a companhia de bailado contemporâneo Zone Poème, de França, prossegue em Pombal um ciclo de residências artísticas para o terceiro capítulo do projeto “Enemy”, em que se questiona o futuro da Europa.

Até 4 de maio, Mélodie Lasselin and Simon Capelle estarão na Casa Varela para criar a derradeira parte do tríptico, em que o tema são as consequências ambientais da guerra.

A companhia francesa trabalha, pela dança, o facto de a Noruega ser agora o primeiro exportador europeu de petróleo, devido à guerra na Ucrânia, e estar a planear perfurar cada vez mais no Mar do Norte, o que afeta profundamente natureza das Ilhas Shetland. 

Em Portugal, o tríptico “Enemy” será apresentado em 2025, em data a anunciar. 

Pelo meio, a Casa Varela recebe o concerto de Bem Gil & Moreno Veloso no dia 19 de abril, às 21h30. O espetáculo da dupla constituída pelos filhos de Gilberto Gil e Caetano Veloso está integrado na digressão europeia dos músicos brasileiros e celebra as suas trajetórias pessoais, a liberdade, a amizade e a música. 

A programação para abril integra ainda o espetáculo “A padeira de Aljubarrota”, do Safaneta Clown, para famílias, com duas sessões no dia 20 de abril, e a exposição “Solos metamórficos”, de Andreia Pinho, até 4 de maio.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados