Assinar
Sociedade

Mais de 4 mil visitantes passaram pelo 15.º Fórum Emprego e Formação

Milhares de pessoas marcaram presença na edição deste ano do Fórum Emprego e Formação. Em mais de 40 expositores, entidades da região apresentaram as suas ofertas formativas e de emprego.

O que fazer a seguir ao 9.º ano? E depois do 12.º? Estas são as perguntas essenciais a que o Fórum Emprego e Informação dá resposta. A 15.ª edição do evento, organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA, decorreu de 17 a 19 de abril, na Porta 10 do Estádio Municipal de Leiria e contou com mais de quatro mil visitantes o que é um número recorde.

Para Francisco Rebelo dos Santos, diretor do REGIÃO DE LEIRIA, o balanço é “extremamente positivo” e reforça a importância da realização da iniciativa que decorre há 15 anos consecutivos. Durante três dias, escolas do território entre Alcobaça e Pombal deram a conhecer a sua oferta formativa, não só na teoria, mas também na prática.

Desde a confecção de bebidas e comida, passando pela mostra de sistemas tecnológicos, atuações musicais e ainda serviços de beleza, os estabelecimentos de ensino deram a conhecer o que de melhor fazem.

Houve também espaço para o ensino superior, com instituições de Leiria, Marinha Grande, Aveiro, Coimbra, Caldas da Rainha e Pombal, sem esquecer a presença das Forças Armadas (Exército e Força Aérea) e de Segurança (PSP e GNR), com informações sobre candidaturas e saídas profissionais.

“Este encontro é também uma convocatória para a descoberta de carreiras profissionais”, sublinha Francisco Rebelo dos Santos, lembrando as várias empresas que divulgaram as suas áreas de trabalho e as vagas que têm disponíveis. “É uma grande mostra da formação e do emprego”, reforça.

Este ano, o fórum contou com mais de 40 expositores e teve o apoio do Município de Leiria, da Porta 10 (União Desportiva de Leiria) e da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). Além da informação disponibilizada nos stands, várias atividades decorreram ao longo do evento.

É o caso do dj zenoop e do rapper FIVZA, da 6.ª Linha – Escola de Música, localizada em Boa Vista, no concelho de Leiria, que atuaram todas as tardes. Um dos grandes destaques foi a presença do piloto de todo-o-terreno João Ferreira, que esteve à conversa com o Instituto Educativo do Juncal, do concelho de Porto de Mós.

Muito para ver

Os sectores da indústria, turismo, engenharia, moda e desporto, entre outros, estiveram presentes na edição deste ano do Fórum Emprego e Formação e dar a volta ao recinto, prestando atenção a cada stand, poderia “roubar” ainda algumas horas.

Para o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, o evento prova que a região “apresenta um leque muito variado de cursos”, o que faz dela “uma das regiões do país com maior vocação formativa e profissional”.

O primeiro secretário da CIMRL, Paulo Batista Santos, alinha no mesmo pensamento e acrescenta: “Este evento é muito importante, não só porque concentra aqui todas as respostas formativas como, sobretudo, dinamiza e promove aquilo que é o ensino especializado, muito importante para a indústria e para a economia regionais”.

A abertura oficial do evento aconteceu na manhã de 17 de abril e, além destas duas entidades, contou ainda com a presença de Aurélio Ferreira, presidente da Câmara da Marinha Grande, Ana Elisa Santos, vogal do Instituto do Emprego e Formação Profissional, e Armando Marques, presidente da União de Leiria SAD.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados