A conferência “O Futuro é Hoje”, marcada para o auditório do Centro Empresarial da Marinha Grande, centra-se na importância crescente da sustentabilidade como eixo fundamental na gestão empresarial e na vida coletiva.
Esta iniciativa, um espaço de reflexão estratégica sobre os desafios e oportunidades que a sustentabilidade coloca às empresas e à sociedade, acontece quinta-feira, dia 8, a partir das 14h15. É promovida pelo jornal REGIÃO DE LEIRIA, Caixa de Crédito de Leiria e pela Associação Nacional da Indústria de Moldes (Cefamol).
O debate pretende explorar os impactos dos princípios ESG (Environmental, Social and Governance) nos modelos de negócio, no acesso a financiamento e nas relações com colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade.
A sessão de abertura conta com intervenções de Francisco Rebelo dos Santos, diretor do jornal REGIÃO DE LEIRIA, João Faustino, presidente da Cefamol e Jorge Cova, presidente da Caixa de Crédito de Leiria.
Segue-se a intervenção sobre “Sustentabilidade empresarial, economia em benefício das pessoas e do planeta”, conduzida por Tiago Carrilho, “head of knowledge and training” do BCSD Portugal. Depois, Eduardo Moura, “senior ESG advisor” na EDP e membro do secretariado do BCSD, apresenta casos práticos sobre a implementação e reporte de metas ESG.
O momento seguinte é uma mesa-redonda, moderada por Alexandra de Almeida, consultora de Estratégia Empresarial de Gestão, com a participação de Nuno Vieira, “head of sustainability” da BA Glass e coordenador da Plataforma Vidro+; Henrique Oliveira, “partner” Portugal, “audit & assurance industry & services” na Forvis Mazars, Agostinho Carvalho, CEO da WeADD e diretor da área de Investigação e Desenvolvimento, e Nuno Martinho, docente do Politécnico de Leiria e vogal da incubadora de empresas da Marinha Grande (OPEN).
O encerramento do fórum está a cargo de Aurélio Ferreira, presidente do Município da Marinha Grande.