Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Desporto

Volta a Portugal do Futuro começa em Pombal amanhã e chega domingo à Praia do Pedrógão

Prova de ciclismo é exclusiva para atletas sub23 e há um leiriense entre os 85 corredores.

Foto de arquivo FOTO: FPC

São quatro etapas, num total de 545 km, percorridas por 85 jovens ciclistas. A 32ª edição da Volta a Portugal do Futuro , em ciclismo, tem início esta quinta-feira, dia 1, em Pombal e termina no domingo, dia 4, na Praia do Pedrógão.

Vão alinhar à partida 85 corredores sub23, numa prova que está inscrita no calendário Nacional da Federação Portuguesa de Ciclismo e, de acordo com o regulamento federativo, é aberta a Equipas Continentais, Equipas de Clube e Equipas mistas.

A 32ª Volta a Portugal do Futuro – 5º Grande Prémio CMTV começa no dia 1 de maio, com o pelotão a sair de Pombal, às 12 horas, e chegada prevista três horas depois, às 15 horas, em Aveiro. Num percurso de 126,9 km, estão previstas três metas volantes e um prémio montanha.

Na sexta-feira, a segunda etapa arranca às 12 horas de Águeda e termina em São Pedro do Sul, mais concretamente na serra de São Macário, após 124,8 km. O dia terá ainda três metas volantes e quatro contagens de montanha.

No sábado, também às 12 horas, a terceira etapa começa em Castanheira de Pera e vai até Figueiró dos Vinhos, com final previsto para as 16 horas, numa distância de 140,7 km, com três metas volantes e quatro contagens de montanha.

No último dia, domingo, dia 4, a 32.ª Volta a Portugal do Futuro parte de Ansião, às 12 horas e termina às 16 horas na Praia do Pedrógão, concelho de Leiria. É a etapa mais longa da semana, tem três metas volantes e duas contagens de montanha e um total de 153,5 km.

A zona da meta volta a estar no mapa do ciclismo nacional, depois de três presenças na Volta a Portugal. Em 2010, 2012 e 2015 a Praia do Pedrógão recebeu a partida dos contrarrelógios dessas edições, todos com final em Leiria. Os líderes da prova à partida na Praia do Pedrogão viriam a ser vencedores: David Blanco (2010 e 2012) e Gustavo César Veloso (2015).

Segundo a organização, para que a luta pela vitória final seja ainda mais renhida, haverá bonificações nas chegadas das quatro etapas, com 10, 6 e 4 segundos para os três primeiros, tal como nas metas volantes,
mas, com 3, 2 e 1 segundos.

Entre os participantes, uma referência para Duarte Domingues (Credibom/ LA Alumínios/Marcos Car), ciclista leiriense que vai querer brilhar “na sua terra”em casa” e quem sabe igualar o feito do seu irmão André, vencedor em 2021 da “Portuguesa do Futuro”. Nunca um corredor venceu por duas vezes a Volta a Portugal do Futuro.

Destaque também para as presenças de Tiago Santos (Anicolor/Tien 21), Noah Campos (GI Group Holding/Simoldes/Oliveirense), campeão nacional de fundo sub23, e Lucas Lopes, vencedor do ranking da Taça de Portugal sub23.

Quanto às camisolas, a Exclusivagora dá nome à Camisola Amarela; a Camisola Verde, classificação por pontos, é apadrinhada pela Solverde.pt, enquanto a Camisola Azul, do prémio da montanha,
contará com o apoio da CMTV. A Aveiro ParqueExpo será a responsável pela Camisola Branca
correspondente à classificação da juventude, destinada a atletas nascidos em 2005 e 2006.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados