A conversa “Livros para todos os públicos? Feiras como espaços de democracia cultural” é o ponto de partida da edição de 2025 da Feira do Livro de Pombal, que arranca no próximo dia 26, no largo da biblioteca municipal, para uma semana dedicada à promoção da leitura.
Conversas com escritores, concertos e oficinas para os mais novos preenchem o programa que dá destaque a autores pombalenses e às atividades para famílias.
Segundo a responsável da Biblioteca Municipal de Pombal, os dias 27, 28, 29 e 30 serão dedicados à visita das escolas do concelho: do pré-escolar e do 1.º ciclo. São esperadas cerca de 800 crianças por dia, sendo que cada uma delas terá acesso a um voucher para usufruir na compra de um livro.
No sábado, dia 31, o programa é dedicado sobretudo às famílias: o ilustrador Carlo Giovani orienta uma oficina de participação gratuita e a escritora Maria Inês Graça apresenta o seu mais recente livro. Pelas 18 horas, decorre o concerto “Mi Fa Sol”. O dia fecha com um espetáculo de música e poesia no auditório municipal de Pombal, a partir das 21 horas.
Destaque para a participação, no domingo, das escritoras Maria Francisca Gama, de Leiria, e Madalena Sá Fernandes, lisboeta, cronista no jornal Público. Ambas irão apresentar as suas obras mais recentes.
A Feira do Livro de Pombal termina dia 1 de junho com uma conversa protagonizada por vários autores pombalenses, que irão falar sobre o processo criativo, explicar qual o motivo que os levou a escrever um livro em determinada fase da vida.
Em simultâneo com o certame, decorrem junto à biblioteca várias atividades de comemoração do Dia da Criança, que se assinala a 1 de junho.
A também responsável pela organização da Feira do Livro, Daniela Martins, adianta que está prevista uma homenagem à poetisa Graciete Alvarez, natural de Pombal, que faleceu na semana passada, aos 94 anos de idade.
