Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Legislativas 2025

Pedro Nuno Santos começa dia com arruada em Leiria (com fotogaleria)

Secretário-geral do PS, acompanhado pelos candidatos do círculo de Leiria, esteve em contacto com comerciantes e populares nas ruas de Leiria.

FOTO: Joaquim Dâmaso

A manhã socialista desta terça-feira começou com uma arruada, na cidade de Leiria. O mercado municipal foi o local de encontro para receber Pedro Nuno Santos e distribuir rosas vermelhas (e canetas) pelos comerciantes e consumidores que por ali passavam.

Entre frutos secos, frutas, peixe e enchidos, o líder socialista, acompanhado de Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria e da Federação Distrital, e membros que compõem a lista pelo círculo de Leiria – Eurico Brilhante Dias, Catarina Louro, Salvador Formiga, Ricardo Lopes, entre outros -, cumprimentou um a um os vendedores que ocupam diariamente as bancas e lojas do mercado.

Com uma banda contratada para acompanhar o momento, o grupo foi progredindo, sempre rodeado por jovens da comitiva socialista, que abanavam bandeiras e erguiam cartazes com frases alusivas à crise da habitação, ao IVA e às propinas. À saída do mercado, Pedro Nuno Santos aproveitou para falar aos jornalistas.

Questionado sobre a AD e a reconciliação com os pensionistas, que tem sido defendida por Luís Montenegro, Pedro Nuno Santos afirmou que a AD “enganou os pensionistas” e reforçou que o “único partido” em quem os reformados podem confiar é no PS.

“Não existe, não existe. E não é por acaso que o Luís Montenegro fala do tema porque sabe que não existe. Os pensionistas tiveram um aumento das pensões que Luís Montenegro apresenta, mas na realidade esse aumento foi feito por nós na oposição”, frisou Pedro Nuno Santos.

O líder socialista lembrou que o PS no Governo fez “seis aumentos extraordinários acima daquilo que estava previsto na lei” e, na oposição, fez “um aumento acima do que estava previsto na lei com um voto contra da AD”.

“Aquilo que a AD fez foi enganar os pensionistas. Primeiro, na festa do Pontal, anunciam um aumento, que depois se veio a verificar que era um bónus sem repetição. O segundo engano que fizeram aos pensionistas, não foi só aos pensionistas, mas os pensionistas sofrem ainda mais, que é terem criado a expectativa que tinha havido uma redução do IRS maior do que aquela que eles fizeram e depois esses pensionistas chegaram agora a esta altura, estavam habituados, muitos deles, a receber reembolsos e perceberam que têm de pagar IRS”, referiu.

Pedro Nuno Santos recusou haver uma crispação entre os principais candidatos a primeiro-ministro, salientando que só acha que Luís Montenegro foi “um mau” primeiro-ministro e “não merece voltar a liderar um Governo”. “Essa é a única razão pela qual nós temos a nossa discordância. Não existe uma discordância pessoal, existe uma discordância política profunda”, frisou, salientando ainda que Luís Montenegro “é uma fonte de instabilidade”.

Depois, a comitiva seguiu pela avenida Heróis de Angola, onde continuou o contacto com comerciantes e alguns populares que abordaram o líder socialista que, após entregar rosas, recebia de volta a promessa de um voto no boletim, no próximo dia 18 de maio.

Em ano de eleições autárquicas, foram também vários os rostos de candidatos e atuais presidentes de autarquias e juntas de freguesia do distrito que se juntaram à iniciativa e acompanharam a ação de campanha.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados