Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Resultados Eleições Legislativas 2025

PS perde um deputado para o Chega numa noite marcada pela desilusão

Este foi um dos piores resultados de sempre para o PS de Leiria, que apenas elegeu dois deputados, como sucedeu em 1985 e 1987. Para a distrital, “o recuo da esquerda democrática em Portugal exige uma reflexão séria e rápida”

Foram poucos os militantes e simpatizantes que acompanharam a noite eleitoral na sede distrital do PS, onde a desilusão dominou FOTO: Joaquim Dâmaso

A noite eleitoral foi longa para os socialistas e terminou com sabor amargo na sede distrital de Leiria do PS, que saiu como grande derrotado destas legislativas, no distrito como no país.

Com menos 11.214 votos do que os obtidos em 2024, o PS/Leiria perdeu um dos três deputados que tinha eleito em 2024, tendo apenas conseguido garantir a eleição de Eurico Brilhante Dias e de Catarina Louro.

Já o Chega, que ganhou na Marinha Grande, Nazaré e Peniche e passou para segunda força mais votada em Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha e Óbidos, conseguiu mais um deputado, elegendo três.   

No final da noite, e na ausência de Gonçalo Lopes, líder da Distrital de Leiria do PS (por se encontrar numa viagem oficial à China), Salvador Formiga, vice-presidente da estrutura socialista, assumiu a derrota, adiantando que os resultados irão “merecer uma profunda reflexão interna”, sobre “o futuro do partido” e “sobre o papel dos partidos moderados na sociedade atual”.

Salvador Formiga, que concorreu em terceiro lugar e não conseguiu assegurar a eleição à Assembleia da República, não escondeu a sua surpresa perante a vitória do Chega em concelhos do distrito “tendencialmente socialistas”, que explica com “uma clara transferência de votos do PS para o Chega”, que ganhou mais 7.398 votos do que em 2024 (61.162 no total, correspondendo a 23,07% dos votos no distrito), enquanto a AD – que ficou em primeiro lugar com cinco deputados eleitos – recolheu mais 1.932 (98.243 no total, correspondendo a 37,06% dos votos). Já o PS, com 50.321 votos, ficou em terceiro lugar com 18,98% das preferências do eleitorado.

“Não deixa de ser de todo surpreendente mas diz claramente que, apesar de não se reverem no projeto do Partido Socialista, [os eleitores] também não olharam para a AD como alternativa para depositar o seu voto. A abstenção também sobe e, no fundo, não conseguimos cativar o eleitorado”, destacou, frisando que os “microciclos políticos não abonam nem para a democracia nem para aquilo que todos desejamos que são partidos preparados para irem a eleições e para se apresentarem como alternativa”.

Já em comunicado, a Federação assume que “o recuo da esquerda democrática em Portugal exige uma reflexão séria e rápida” e que o resultado obtido no distrito de Leiria “não deve ser encarado apenas como um episódio local”. “Trata-se de um reflexo claro de uma tendência nacional — e europeia — que desafia a esquerda democrática e exige respostas urgentes”, sublinha.

Admite, por outro lado, que “muitos dos eleitores tradicionalmente socialistas optaram por não votar, e os cidadãos mais descontentes com a situação do país não reconheceram no PS uma alternativa clara e mobilizadora”, considerando que “essa fratura deve ser lida com seriedade”. “Não se trata apenas de perda de votos, mas da dificuldade de captar a confiança de quem exige mudança”, realça, registando “o crescimento de forças populistas e conservadoras” em várias democracias, fenómeno a que Portugal não escapa.

“O resultado de Leiria é, acima de tudo, um sinal. E pode — se bem interpretado — ser o ponto de partida para uma nova atitude política: mais atenta aos territórios esquecidos e mais fiel à missão de proteger as pessoas”, conclui ainda a Federação em comunicado.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados