Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Sísifo inspira nova criação com reclusos em Ópera na Prisão

“Até as pedras precisam de raízes” tem estreia agendada para 30 de maio. Até dia 20 o público pode inscrever-se para assistir.

Nova produção envolve 18 reclusos e estreia no dia 30 de maio FOTO: Joaquim Dâmaso

Sísifo, a personagem da mitologia grega condenada a empurrar eternamente uma pedra até ao topo da montanha, apenas para a ver rolar colina abaixo, inspira a nova “Ópera na Prisão”, com estreia agendada para 30 de maio. São 18 os reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J) que levam à cena “Até as pedras precisam de raízes”, micro-ópera a que o mito de Sísifo serve de referência.

Com libreto de Paulo Kellerman, composição de João Santos e Tiago Santos, imagem de Joaquim Dâmaso e a participação dos cantores Carolina Morán (soprano) e Nuno Mendes (barítono), o espetáculo decorre numa estação rodoviária onde se misturam histórias criadas pelos participantes reclusos e seus amigos e familiares.

Este projeto da Sociedade Artística Musical dos Pousos aborda “a pertinência de partir ou ficar, de fazer e repetir o mesmo caminho, ainda sabendo o desfecho do mesmo”, antecipa David Ramy. “Será que a pedra volta a rolar a montanha abaixo por causa da gravidade, ou porque a pedra sabe que o seu sítio é na base e não no pico?”, questiona o coordenador.

A mini-ópera quer mostrar a capacitação que tem sido feita junto dos participantes reclusos para que estes possam gerir autonomamente o Pavilhão Mozart – Centro de Artes Performativas do EPL-J.

Para assistir à estreia é necessário enviar até 20 de maio nome completo, número do Cartão do Cidadão, matrícula da viatura e contacto telefónico para o e-mail producao@samp.pt.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados