É um baralho inclusivo, “com componentes em braille, sonoros e visuais”, biodegradável, e que pretende “permitir que pessoas cegas ou com baixa visão”.
Esta inovação, proveniente da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande – EPAMG, saiu vencedora da Final Intermunicipal do Concurso de Ideias de Empreendedorismo nas Escolas 2024/2025. A distinção foi conseguida em casa, pois o evento ocorreu na Casa da Cultura – Teatro Stephens no dia 30 de maio. A equipa de jurados deu maior pontuação à ideia inclusiva “Cartas para Todos”, dos alunos Jacinto Pascoal, Jarley Varela e Luana Domingues, sob orientação do professor Diogo Marques.
Promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a décima final intermunicipal contou igualmente com uma distinção para a ideia “ParkUp”, do Agrupamento de Escolas da Batalha.
Segundo a CIMRL, o Programa de Empreendedorismo nas Escolas já envolveu mais de 14 mil alunos durante a última década. Denominado de “Arrisca Connosco”, este programa visa “desenvolver uma estratégia integrada para a promoção do espírito empreendedor dos mais jovens na Região de Leiria”.
Este projeto, nascido na cidade vidreira, representou a região no concurso regional, em Coimbra, na quarta-feira, dia 11, onde alcançou o segundo lugar, por ser um projeto “inclusivo e sustentável (biodegradável) para pessoas cegas, de baixa visão e/ou que não saibam ler braille”.
O terceiro lugar foi para o projeto “Cerâmica Saída da Casca”, da Escola Básica D. João II, de Caldas da Rainha, da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
O projeto “Cerâmica Saída da Casca” aproveita as cascas de ovo moídas em pó para criar peças de cerâmica diferentes. “É ecológica, porque aproveita restos/resíduos dos ovos para produzir peças/objetos úteis e artísticos. As cascas de ovo e pó, água, alginato de sódio e acetato de vinil são os materiais para produzir estas peças. Podem ser pintadas e não precisam de ir ao forno. O objetivo é produzir peças artísticas e de artesanato que possam ser vendidas, criando um negócio muito voltado para o artesanato e turismo”, explica a CCDR Centro.
A ideia de negócio “VespAlert – Sistema iOT inteligente para deteção da Vespa Asiática”, da Escola Profissional de Trancoso, foi a grande vencedora do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2025, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro).
Este projeto destacou-se pela inovação, viabilidade e pelo seu impacto no território, refletindo o espírito empreendedor e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos, refere a CCDR em comunicado.
“Esta vitória não só evidencia a excelência educativa da escola, mas também a capacidade dos jovens desenvolverem ideias de negócio promissoras, impactantes e orientadas para a resolução de problemas reais”, acrescenta.
A final do concurso, que se realizou na Universidade de Coimbra, reuniu os alunos finalistas, os seus colegas de turma e os professores provenientes de várias escolas da região.
O evento foi ainda marcado por um conjunto de atividades que proporcionaram aos estudantes uma oportunidade única de conhecer a oferta formativa do Instituto Politécnico de Coimbra e da Universidade de Coimbra, promovendo um ambiente de interação e aprendizagem.