Mais de cem músicos vão subir ao palco na Caranguejeira esta sexta-feira, 20 de junho, na reedição do projeto Filar Rock, que junta o Instituto Jovens Músicos (IJM) e a Sociedade Filarmónica de São Cristóvão da Caranguejeira.
A partir das 22 horas, no palco principal das Festas da Caranguejeira, freguesia do concelho de Leiria, apresenta-se a nova geração do projeto que, há dez anos, resultou da combinação – então rara – entre filarmónicos e músicos pop-rock. Novamente vão encontrar-se elementos da banda local e alunos do IJM e da Rockschool Leiria.
O novo Filar Rock “promete ser memorável”, avança o IJM, lembrando o “enorme sucesso de vários concertos realizados anteriormente”. A reunião que permite o regresso do Filar Rock traz “novos temas e a mesma energia contagiante que encantou o público há uma década”.
Com direção do maestro Nuno Mendes, mais de cem músicos vão subir a palco, apresentando uma fusão entre música filarmónica e o pop-rock moderno. Ao todo vão ser interpretados 16 temas, de Metallica a Carlos Paredes, passando por Guns N’Roses, Steve Vai, Scorpions ou José Cid.
A organização realça a capacidade do Filar Rock para “valorizar a cultura da freguesia da Caranguejeira”, através de um formato “fora dos moldes tradicionais e com forte impacto comunitário” e que “é mais do que um concerto”: “É um reencontro com a história, com a paixão pela música e com a capacidade de inovação cultural”.