Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Peniche

Iniciada construção de residências universitárias em Peniche

Residências vão ter capacidade para 88 camas, no total.

As novas residências contemplam zonas de refeição, salas de estudo e de convívio, entre outras valências FOTO: Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria assinou ontem, dia 4, o auto de consignação para a construção do novo complexo de residências estudantis em Peniche, que está previsto ser concluído em março de 2026.

Em nota enviada à redações, a instituição explica que se trata de um investimento de 4,8 milhões de euros (ME), com financiamento de 3,3 ME do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PNAES) – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Os edifícios serão construídos em dois lotes, com capacidade para 88 camas no total, localizados junto à atual residência de estudantes, em funcionamento desde 2004.

Além de alojamento, as novas residências contemplam zonas de refeição, salas de estudo e de convívio, lavandaria, espaços de arrecadação, espaço exterior de convívio destinado à realização de atividades ao ar livre, diversas áreas de apoio ao funcionamento das residências, entre outros.

Ainda em Peniche, está igualmente prevista a reabilitação da atual residência, que terá capacidade para 58 camas. O procedimento concursal da empreitada está em fase de análise, segundo o Poltécnico de Leiria.

“No total, Peniche passará a contar com praticamente 200 camas, considerando igualmente o alojamento disponível no Hotel Escola de Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria”, afirmou Carlos Rabadão, recordando que o IPLeiria é a instituição de ensino superior em Portugal com mais projetos em curso de renovação e construção de residências de estudantes, no âmbito do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior, integrado no PRR.

“Temos cerca de 50 camas nas duas residências existentes e este projeto permite triplicar a oferta para fazer face à procura por alojamento estudantil”, afirmou à Lusa Sérgio Leandro, diretor da ESTM.

O responsável explicou que, devido “à elevada procura turística, há dificuldades em encontrar alojamento” em Peniche e, por isso, o IPL decidiu investir nas novas residências para “dar resposta às necessidades das famílias” e, assim, tornar as escolas do politécnico de Leiria mais atrativas aos estudantes.

Recorde-se que o politécnico tinha lançado em setembro de 2024 um primeiro concurso de 3,1 ME para a empreitada, mas ficou sem concorrentes, obrigando a instituição a rever o preço para 4,3 ME e a lançar novo procedimento em março deste ano.

Presente na cerimónia de consignação das obras das novas residências, a vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche, Ana Rita Petinga, enalteceu a “visão estratégica” e a “coragem” da instituição, e enumerou algumas das intervenções que vão ser realizadas pelo município junto à zona das residências de estudantes, como a reabilitação das piscinas municipais e a melhoria do polidesportivo.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados