Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Sindicato denuncia na ERC “restrições e impedimentos” ao trabalho jornalístico

A produção do espetáculo de Andrea Bocelli, em Leiria, exigiu a visualização prévia de todo o material captado durante o concerto. A “exigência que ultrapassou os limites admissíveis” foi reportada pelo REGIÃO DE LEIRIA.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai denunciar na Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) “restrições e impedimentos” ao trabalho dos fotojornalistas no concerto de Andrea Bocelli aos quais foram “fiscalizadas” as imagens captadas.

Segundo uma nota da direção do jornal REGIÃO DE LEIRIA, citada pelo sindicato, a produção do espetáculo exigiu a visualização prévia de todo o material captado durante esse concerto de 31 de maio, uma “exigência que ultrapassou os limites admissíveis”, nota aquele jornal, que se recusou a publicar fotografias do evento.

Na sequência dessa ocorrência, o SJ afirmou que ira remeter o caso para a ERC e apelou a todos os jornalistas que denunciem restrições impostas em espetáculos ou concertos que impeçam a produção do trabalho jornalístico.

“Este tipo de restrições ao trabalho dos jornalistas tem medrado em vários tipos de eventos e conferências de imprensa e não pode continuar a ser normalizado”, lê-se num comunicado do SJ.

O sindicato lembrou ainda que o exercício do jornalismo tem como condição inalienável a liberdade de criação e de ação e que a carteira profissional de jornalista dá acesso a eventos abertos ao público e deve bastar por si, sem mais limites.

“Exigir a um jornalista que mostre o material captado é uma forma de controlo da informação inaceitável”, lê-se no comunicado.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados