Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Pombal

Concertos do Bodo vão ter audiodescrição pela primeira vez

Além da audiodescrição, a Câmara também decidiu melhorar o acesso aos concertos para pessoas com mobilidade reduzida. Outra novidade nesta edição é o Bodo Pet. O certame arranca esta quinta-feira e decorre até terça-feira, 29 de julho.

Xutos & Pontapés atuam dia 28 de julho e são um dos concertos com audiodescrição

É já uma prática comum no Teatro-Cine de Pombal e em muitas outras salas do país os espetáculos serem acompanhados por audiodescrição, de forma a promover a inclusão de invisuais.

Este ano, a Câmara de Pombal decidiu levar o serviço para as Festas do Bodo, respondendo aos pedidos de várias pessoas que costumam assistir a concertos no Teatro-Cine, mas depois acabam por ficar afastadas da restante programação na cidade. “Temos sempre uma comunidade de 15, 16 pessoas que fica de fora nas Festas do Bodo, porque estão limitadas pela falta de oferta”, explica Sónia Fernandes, chefe da Unidade de Cultura da autarquia.

Para responder às necessidades deste conjunto de pessoas já identificadas, a autarquia contratou um serviço externo, que permitirá a existência de audiodescrição em cinco dos principais concertos do Bodo: o de Nininho Vaz Maia, Richie Campbell, Bárbara Tinoco, Xutos & Pontapés e José Cid.

Há 20 equipamentos disponíveis, que poderão ser levantados na Casa Varela, no próprio dia, mediante uma reserva 24 horas antes de cada espetáculo. As inscrições devem ser feitas por email, para comunicacao@cm-pombal.pt. Todas as outras informações serão dadas no momento da inscrição, indica Sónia Fernandes.

A intenção é manter o serviço em edições futuras do certame e levá-lo igualmente para outros eventos de rua no município, adianta a chefe da Unidade de Cultura.

Novo espaço para quem tem mobilidade reduzida

Além da audiodescrição, a Câmara também decidiu melhorar o acesso aos concertos para pessoas com mobilidade reduzida.

Sónia Fernandes diz que sempre houve uma área destinada a esta camada da população, “mas não era tão apropriada, porque estava junto ao sistema de som”. Para colmatar esta questão, a autarquia colocou uma estrutura paralela à régie, mais elevada, com capacidade para acolher 20 pessoas, em simultâneo.
No entender de Sónia Fernandes, ambas as medidas constituem “uma evolução e melhoria no âmbito da acessibilidade à festa”, imprescindíveis quando se quer “programar para todos”.

Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal, afirma que o objetivo é realizar um “Bodo inclusivo, onde todos têm lugar”.

“Estamos convictos que estamos a tornar as festas mais acessíveis, sendo um passo natural para um evento que pretende ser um ponto de encontro e celebração de todos”, conclui o autarca.

Mais de 20 atuações no largo do Arnado

Quinta, 24 julho
Nininho Vaz Maia abre os concertos da noite, pelas 23h30, seguido dos djs Menasso e Kiko.

Sexta, 25 de julho
Bella Bellux atua às 22 horas, seguida de Richie Campbell, cabeça-de-cartaz, a dupla Usados com Garantia e dj Vito. A noite termina com o Duo Bruno e Célia a animar o Baile da Pérgula.

Sábado, 26 de julho
Bárbara Tinoco é a cabeça-de cartaz de sábado. Na mesma noite, a partir das 22 horas, atuam ainda Carolina Lopes, Bagunçada, Mr. Groove & Angel dj.

Domingo, 27 julho
O padre Guilherme promete animar o recinto com música eletrónica, na companhia dos djs Ebmath. Há ainda atuações de Dovecote, a partir das 22h30, e dj Xandi.

Segunda, 28 julho
Xutos & Pontapés chegam em digressão a Pombal, seguidos da atuação vibrante de Sara Santini. Os concertos abrem às 22 horas com The Cartel e terminam com dj Ghira.

Terça, 29 julho
Elsa Gomes, José Cid, dj Gazé e dj Lino F compõem o alinhamento musical preparado para fechar o certame.

(As entradas são gratuitas)

O dj padre Guilherme é um dos artistas convidados

Bodo Pet é uma das novidades e destina-se aos animais de estimação

Se ainda não tinha levado o seu animal de estimação às festas do Bodo, este ano é o momento certo para o fazer. Uma das novidades desta edição de 2025 é o Bodo Pet, um espaço especialmente dedicado aos animais de companhia, que estará situado na zona do AgroBodo, e que estará em funcionamento, durante os seis dias de festa, entre os dias 24 e 29 de julho, das 10 horas da manhã à meia-noite, com diferentes iniciativas inéditas.

O novo espaço dedicado aos “amigos de quatro patas” contará com atividades inovadoras que visam entreter os animais de estimação e os seus donos, proporcionando momentos de lazer e bem-estar, como a “Cãominhada”, uma caminhada que decorrerá no domingo de manhã (dia 27), com partida às 9h30, no local do AgroBodo, e um workshop de cerâmica, com o tema “Pinta o animal que há em ti”, que decorrerá no mesmo dia, às 15 horas, também no AgroBodo.

No Bodo Pet vai decorrer uma campanha de adoção responsável de animais e um concurso que revelará o “Pet Influencer” desta edição

No domingo, dia 27, durante a manhã, a partir das 11h30, a unidade de Cinotécnica da Guarda Nacional Republicana também estará presente para mostrar a importância do treino cinotécnico, em contextos operacionais, com exercícios reveladores da disciplina e da precisão dos canídeos.

No Bodo Pet vai também decorrer uma campanha de adoção responsável de animais e um concurso que revelará o “Pet Influencer” desta edição do Bodo. Esta iniciativa visa envolver a participação das pessoas na divulgação de uma fotografia do seu animal de estimação.

O concurso decorrerá online, durante as Festas do Bodo, e os animais que angariarem mais votos recebem um prémio – um vale de 25 euros, em compras e/ou serviços – que poderá ser usado em empresas de Pombal, que se dedicam à comercialização de bens e serviços para animais de estimação.

O BodoPet é uma das novidades do certame este ano e surge integrado na programação do AgroBodo, que conta com a presença de 150 animais de várias espécies, nomeadamente equina, bovina, ovina e caprina.

Nesta edição, haverá ainda aves de capoeira e coelhos, aves exóticas e alpacas. No total, serão 24 produtores em exposição, provenientes do concelho de Pombal, mas também de outras regiões do distrito, como Porto de Mós, e do país, como Aveiro, Torres Vedras, Mafra, Sintra e Beja.

Federação distingue mulheres de confrarias gastronómicas

Pela primeira vez, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas vai homenagear um conjunto de mulheres que se distinguem na gastronomia, quer por trabalho realizado na área da restauração propriamente dita ou até mesmo por terem escrito um livro sobre esta temática, por exemplo.

A homenagem passa pela entrega de um diploma e um troféu e acontece este domingo, dia 27, no Jardim do Cardal, pelas 10 horas, depois da habitual missa.

Alcides Nóbrega, presidente da Federação, diz que serão distinguidas 40 mulheres, de confrarias de todo o país. Da região de Leiria, serão homenageadas Maria de Lurdes Graça, da Confraria do Bodo, e Maria Glória Alexandre, da Confraria Frango na Púcara, de Alcobaça.

Maria Glória Alexandre é cozinheira e proprietária do Restaurante Isqueiro, localizado em Cela, concelho de Alcobaça. Promove a gastronomia tradicional portuguesa desde 1984.

Já Maria de Lurdes Graça é a alma do Manjar do Marquês, em Pombal, o famoso restaurante de comida típica portuguesa que abriu em 1986 e já recebeu milhares de clientes, entre os quais personalidades nacionais.

A “D. Lurdes”é a autora de receitas que são autênticos ícones nacionais, como o arroz de tomate ou a sobremesa “Manjar do Marquês”, que batizou o nome do restaurante. Aos 93 anos, continua a “coordenar” a cozinha e a dar o seu toque especial nos pratos.

Foto de Maria de Lurdes Graça com um tacho do seu arroz de tomate
A “D. Lurdes”é a autora de receitas que são autênticos ícones nacionais, como o arroz de tomate ou a sobremesa “Manjar do Marquês”

Na opinião de Alcides Nóbrega, “Portugal tem uma dívida de gratidão para com as mulheres deste país, em função do que fazem pela gastronomia”. Já há algum tempo que a federação queria realizar esta homenagem, que conta agora com o apoio do Ministério da Cultura, adianta.

Segundo o responsável, as mulheres que vão ser distinguidas este fim de semana foram selecionadas pelas próprias confrarias, tendo em conta o seu papel na promoção da gastronomia local, que em muitas situações é conhecida além-fronteiras.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.